São Paulo, domingo, 1 de maio de 1994
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Júri popular aplaude o bom humor e cores

NELSON BLECHER
DA REPORTAGEM LOCAL

Júri popular aplaude bom humor e cores
Anúncio de 'oportunidade' também ganha destaque
Nenhum outro juiz está mais habilitado a julgar a qualidade da publicidade do que sua excelência, o consumidor.
O conjunto de anúncios selecionados mostra que o júri popular é politicamente correto: aplaude irreverência bem humorada, mas repudia a voga de trocadilhos fáceis ou grosseiros.
É o caso do anúncio da marca de chá Leão ("Use e abuse, Zetti"), que remete ao controvertido episódio da bebida à base de folha de coca, que envolveu o jogador brasileiro.
Outro anúncio de "oportunidade", o do Galeto's, brinca com a caricatura do presidente Itamar Franco.
A crista do galinho, logomarca do restaurante, é apresentada como o "segundo topete mais famoso do Brasil".
"O jornal tem efeito imediato e possibilita reagir aos acontecimentos", afirma o publicitário inglês Alfredo Marcantonio, considerado um dos mestres da mídia impressa.
Curiosamente, dois dos 17 anúncios trazem amostras de produtos (Jontex e Ovomaltine).
É sinal de que inovações atraem o leitor, que se sente gratificado quando o anúncio extrapola os limites de sua natureza impressa e incorpora também um caráter demonstrativo.
Tome-se como exemplo o potencial desses recursos para o marketing de alguns produtos, como perfumes. É sabido que a embalagem e o cheiro influenciam decisivamente a venda.
Não por coincidência, praticamente a metade (oito) dos anúncios eleitos usam cores.
Isso mostra que uma tendência internacional rapidamente se consolida no mercado brasileiro.
Estudos conduzidos nos EUA pela organização Newspaper Advertising Bureau revelam que três entre quatro leitores querem cor.
A pesquisa mostrou que o desejo de ver cores vale tanto para páginas editoriais quanto para os anúncios.
"Os leitores tendem a considerar seu jornal moderno se vêem cor com mais frequência e antiquado se não vêem", diz o relatório.
Há mais: testes comparativos comprovaram que anúncios em cores vendem 43% mais mercadorias que anúncios em preto e branco.

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