São Paulo, domingo, 1 de maio de 1994
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Normas garantem a qualidade dos processos

É fundamental definir métodos de produção que permitam interação com clientes e fornecedores
Normas fornecem especificações fundamentadas em necessidades desenvolvidas ao longo dos anos e permitem uma linguagem comum entre diferentes empresas. Países e empresas desenvolvem suas regulamentações de acordo com necessidades comuns, no intuito de garantir nível adequado de conformidade a produtos e serviços.
Tais especificações estabelecem limites máximos e mínimos dos elementos que compõem os atributos de qualidade, definem métodos de produção, estabelecem medidas unitárias e formas de inspeção. Satisfazer o cliente demanda o conhecimento, em primeiro lugar, das normas que ele exige para o produto ou serviço oferecido.
Por sua vez, a empresa, ao adquirir insumos, matérias-primas e equipamentos, deve exigir o cumprimento de normas adequadas a suas necessidades. No Brasil, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é responsável pelas políticas, diretrizes, orientação e regulamentação das normas aqui vigentes.
Além dessas normas, conhecidas como normas técnicas, todo o conjunto de leis, portarias e regulamentos nacionais, estaduais, municipais ou de empresas, compõe o conjunto normativo que a empresa deve cumprir.

PADRÃO INTERNACIONAL
A melhor prova de que uma empresa fornece produtos e serviços de qualidade é o atendimento às normas internacionais ISO Série 9000. A chamada Certificação de Sistema da Qualidade é o processo pelo qual um organismo credenciado de certificação realiza uma auditoria em uma organização fornecedora de bens e/ou serviços para verificar se o sistema de qualidade implementado está de acordo com uma das normas da série ISO 9000.
Essas nomas estabelecem os requisitos mínimos de garantia da qualidade que permitem a avaliação de empresas fornecedoras de bens e serviços. Têm sua aplicação abrangente e multidisciplinar às seguintes categorias genéricas de produto: hardware, software, materiais em processo e serviços.
A Certificação de Sistema da Qualidade é o reconhecimento de que a empresa possui um sistema de qualidade implementado. A certificação é um fator de marketing e comprometimento com a qualidade. É também um processo para o melhoramento das operações da empresa.
Além disso, permite acesso a novos mercados. Ou seja: fica mais fácil atender às exigências de importadores no comércio internacional. A certificação também facilita o cumprimento de exigências contratuais do setor público.

A SÉRIE ISO 9000
ISO 9000
Normas de gestão da qualidade, diretrizes de seleção e uso.
ISO 9001
Sistemas de qualidade. Modelo para garantia da qualidade em projeto, desenvolvimento, produção, instalação e assistência técnica. Especifica requisitos de sistemas da qualidade para uso, onde um contrato entre duas partes exige a demonstração da capacidade do fornecedor para projetar e fornecer produtos.
ISO 9002
Sistemas de qualidade. Modelo para garantia da qualidade em produção e instalações. Esta norma especifica os requisitos de sistemas da qualidade para uso, quando o contrato entre duas partes exige a demonstração da capacidade do fornecedor em controlar os processos que determinam a aceitabilidade do produto fornecido.
ISO 9003
Sistema de qualidade. Modelo para garantia da qualidade em inspeção e ensaios finais. Igual à 9002, só que especificamente quanto à capacidade do fornecedor em detectar e controlar a disposição de qualquer produto não-conforme, durante as etapas de inspeção e ensaios finais.
ISO 9004
Gestão da qualidade e elementos de sistemas de qualidade.Diretrizes. Descreve conjunto básico de elementos, básicos sistemas de gestão da qualidade para que possam ser desenvolvidos e implementados.
ISO 9004.2
Gestão da qualidade e elementos de sistemas de qualidade.Diretrizes para serviços. Baseia-se na ISO 9004, com enfoque na responsabilidade gerencial em prevenir falhas e também em promover a satisfação do cliente, considerando os objetivos da organização.

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