São Paulo, domingo, 1 de maio de 1994
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ETAPAS DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO

Segundo o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), são essas as etapas para se obter o processo de certificação:

1. Pré-avaliação
* solicitação da certificação
* análise do processo pelo organismo de certificação
* visita preliminar
* preparação da auditoria pelo organismo de certificação
A empresa que pretende obter a certificação deve encaminhar um formulário ao organismo de certificação. Após a aceitação do processo, o organismo pode pedir informações adicionais à empresa. É nessa etapa que pode ser necessária a realização de uma visita preliminar à organização. Durante a visita, a empresa vai saber como será a auditoria. O organismo de certificação toma conhecimento dos processos e operações, determina se a empresa está preparada para receber a auditoria e estabelece o perfil dos auditores que vão avaliar a empresa –eles devem ter experiência no setor tecnológico em questão. A empresa tem o direito de vetar qualquer integrante da equipe de auditoria escolhida, por conflito de interesses.
O organismo de certificação aprova o manual de qualidade da empresa, que apresenta as políticas e diretrizes globais estabelecidas em relação à qualidade.

2. Avaliação
É a auditoria propriamente dita. Antes de mais nada, é preciso realizar uma reunião entre a equipe de auditores e os gerentes para que a empresa conheça os procedimentos que vão ser utilizados na auditoria e defina o canal de comunicaão entre a equipe de auditores e a gerência.
Na auditoria, serão avaliados os aspectos de operacionalização e implementação dos procedimentos necessários ao cumprimento da norma de base contratual que está sendo aplicada.
Concluída a avaliação, a equipe de auditores realiza nova reunião com a gerência para mostrar até que ponto o sistema de qualidade da empresa está adequado à norma ISO e onde foram detectadas não-conformidades.
Nesta fase, os auditores recomendam –ou não– a certificação da empresa.

3. Pós-avaliação
* análise do relatório de auditoria pelo organismo de certificação
* emissão do certificado e contrato
* acompanhamento
O relatório de auditoria é analisado pelo organismo de certificação, que vai dar a decisão final sobre a concessão da certificação. Se as não-conformidades detectadas forem relevantes, o organismo dará um prazo para que a empresa implemente as ações corretivas, solicitando posteriormente uma nova avaliação.
Se a empresa conseguir o certificado, receberá os seguintes registros:
* relatório de auditoria
* informe de não-conformidades
* certificado de conformidade e anexos
* procedimento para utilização do símbolo de empresa certificada
* lista de empresas certificadas
A certificação tem acompanhamento constante, para verificar a continuidade da conformidade do sistema de qualidade da empresa aos procedimentos estabelecidos. O organismo de certificação tem o poder de suspender, cancelar ou revogar o certificado obtido pela empresa.

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