São Paulo, domingo, 1 de maio de 1994
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Ambiente compromete inteligência de crianças

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Ambiente comprometeinteligência de crianças
Cotidiano infantil pode prejudicar desenvolvimento
A maioria absoluta das crianças americanas com menos de três anos de idade passa a maior parte do tempo em ambientes que podem comprometer seu desenvolvimento intelectual e emocional.
A conclusão é de um grupo de 30 conceituados cientistas, políticos, médicos, empresários e educadores, que trabalharam durante três anos sob o patrocínio da Carnegie Foundation, de Nova York.
A idade de três anos foi tomada como fronteira para a pesquisa porque a evidência científica disponível mostra que os 36 primeiros meses de vida humana determinam a estrutura do cérebro e a capacidade de aprender.
Cerca de três milhões de crianças nessa faixa etária (um quarto do total) vivem na pobreza nos EUA. Mais da metade do total passa o dia sem a mãe nem o pai em casa porque os dois trabalham fora.
Nos EUA as empresas não têm obrigação de oferecer assistência aos filhos de seus funcionários e o Estado só provê educação pré-escolar para crianças entre 5 e 7 anos de idade.
As opções para os casais que trabalham fora de casa e têm filhos com menos de 5 anos são caras e muitas vezes fracas escolas particulares, babás em geral despreparadas e rodízio de vizinhos para olhar as crianças.
Até 1993, mulheres grávidas não tinham direito a qualquer período de licença de seus empregos. Agora, está em vigor lei assinada pelo presidente Clinton que lhes dá três meses de licença não-remunerada após o parto.
Até no aspecto de saúde física, a situação da maioria das crianças nos EUA é ruim: 60% delas não tomaram as vacinas recomendadas como indispensáveis até a idade de três anos pelos médicos.
A imunização contra as principais doenças infantis é obrigatória. Mas os postos de saúde públicos só as aplicam nas crianças quando solicitados pelos pais. Em geral, as vacinas são dadas em consultórios particulares.
O relatório da Carnegie faz várias recomendações. A principal delas é que empresas e governos se unam para que todas as crianças de até três anos possam passar o dia em ambiente que estimule sua inteligência.

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