São Paulo, domingo, 1 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carnegie mantém 3.000 bibliotecas nos EUA

DE WASHINGTON

A Carnegie Foundation é uma entidade filantrópica que tem se dedicado em especial a construir e manter 3.000 blbliotecas públicas nos EUA.
O estudo "Pontos de Partida: Enfrentando as Necessidades de Nossas Crianças Mais Jovens" foi seu primeiro esforço na educação pré-escolar.
Pelo menos em parte, ele respondeu a reivindicações internas que começaram a ser feitas por Hillary Clinton quando ela trabalhou na Carnegie, na década de 1970.
Entre as pessoas que participaram do grupo que realizou a pesquisa estão o médico Jonas Salk, o atual secretário da Educação dos EUA, Richard Riley, e o presidente da Northern Telecom, Owen Butler.
A Carnegie resolveu patrocinar o estudo depois que cientistas das áreas de biologia molecular e neurologia conseguiram provar que as experiências infantis até os três anos influenciam de forma decisiva como as células cerebrais vão se desenvolver e quantas conexões existirão entre eles.
Os cientistas descobriram que quando o cérebro amadurece os neurônios subutilizados e as conexões não ativadas nos primeiros 36 meses são naturalmente "podados" em definitivo. Também descobriram que o estresse nos três primeiros anos ativa hormônios que prejudicam a memória e a capacidade de aprendizagem.

Texto Anterior: Ambiente compromete inteligência de crianças
Próximo Texto: Imigrante brasileiro faz a América de táxi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.