São Paulo, domingo, 1 de maio de 1994
Próximo Texto | Índice

Juro em alta faz transição rumo ao real

JOÃO CARLOS DE OLIVEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Alta de juros e da inflação. Instabilidade nas Bolsas. Dificuldades nos negócios com títulos prefixados. Este é o cenário da transição no mercado financeiro à nova moeda, o real.
Há consensos. O real entra em vigor no dia 1º de julho. O câmbio ficará fixo (a relação entre real e dólar) no primeiro momento e haverá monetização (quantidade maior de dinheiro ficará na conta corrente).
Além disso, o antigo fundão, criado durante o Plano Collor 2, vai acabar. A única discussão entre os analistas ouvidos pela Folha é se a morte será por decreto ou por inanição.
O novo fundão, em URV, criado agora pelo Banco Central (BC), surge prometendo uma rentabilidade um pouco melhor e garante a transição para a nova moeda.
Mas não é isento de problemas. A URV, depois do real, deixará de variar diariamente.
A queda súbita do rendimento nominal (um subproduto da queda da inflação) pode gerar o que os economistas chamam de "ilusão monetária".
É que, antes de 1º de julho, as aplicações em URV rendem juros e correção (são pós-fixadas); depois, pagam só juros (são prefixadas).
O mercado espera, porém, que os juros pós-real sejam altos o suficiente para impedir uma migração de recursos em direção ao consumo.
"O importante é que a inflação em real seja baixa, já que o câmbio vai ficar fixo", diz Pedro Bodin, ex-diretor do BC.
Para Ibrahim Eris, ex-presidente do BC, o governo terá que mostrar o caminho dos juros, intervindo no over. "Se não fizer nada, terá problemas para vender seus títulos", diz.

LEIA MAIS
sobre a transição no mercado financeiro nas págs. 2-12 e 2-16.

Próximo Texto: Móveis e utensílios; Tira-manchas; Perdas e danos; Fazendo caixa; Dívida abatida; Ativo realizável; Menor preço; Bons ares; Lazer no vermelho; No cofre; Pedágio privado; Gás demorado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.