São Paulo, domingo, 1 de maio de 1994 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Piloto fez primeiro teste na F-1 em Imola
FLÁVIO GOMES
Solteiro, Ratzenberger morava em Mônaco. Era formado em engenharia mecânica e começou a carreira de piloto em 1983 na Fórmula Ford 1600 na Inglaterra. Corria pela Van Diemen, equipe que já teve Ayrton Senna e Maurício Gugelmin como pilotos. Sua primeira vitória aconteceu em Brands Hatch no Festival de F-Ford de 1986. Ratzenberger considerava seu primeiro teste num F-1, em março deste ano em Imola, sua "experiência inesquecível". Ele morreu na pista onde pela primeira vez guiou um carro da Simtek. Na F-Ford Roland conseguiu seus melhores resultados. Foi campeão austríaco, alemão e europeu em 85. Em 87 passou para a F-3 inglesa e disputou o Mundial de Turismo pela BMW. Dois anos depois Ratzenberger subiu para a F-3.000 britânica e foi correr também de Marcas no Japão. Foi bem, ganhando dois títulos em 90 no oriente: japonês de Marcas e Turismo. Em 91, o austríaco foi bicampeão no Turismo. Passou 92 em branco, disputando três campeonatos. Voltou à F-3.000 japonesa, categoria na qual já havia corrido em 90. No ano passado, reduziu suas atividades à F-3.000 e disputou as 24 Horas de Le Mans, chegando em quinto lugar. Ratzenberger gostava de praticar esqui, tênis, jogar pingue-pongue e nadar. Tinha 1,78 m de altura e pesava 70 kg. Apreciava música clássica (era fã de Tchaikowsky e Orff) e pop. Seus cantores preferidos eram Van Morrison, Prince, Peter Gabriel e Sinead O'Connor. O gosto culinário era prosaico. Ratzenberger trocava qualquer comida por um prato de musli com leite e um copo de suco de frutas. (FG) Texto Anterior: Austríaco da F-1 bate a 314 km/h e morre Próximo Texto: Categoria teve 12 anos sem tragédias fatais Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |