São Paulo, domingo, 1 de maio de 1994 |
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Benetton é acusada de usar controle de tração
FLÁVIO GOMES
O boato da moda é de que a equipe, nas duas primeiras corridas, usou controle de tração, proibido pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo). O controle de tração tem como principal função impedir as rodas de "patinarem" (girarem em falso) quando um piloto acelera demais o carro nas saídas de curva. O equipamento é controlado por computador. Ele distribui a potência nas rodas e o piloto aumenta a velocidade nesses trechos porque a aderência dos pneus é quase ideal. É muito difícil detectar a existência do controle eletrônico de tração. Ele pode estar dentro de um software (programa de computador) que "administra" o funcionamento do motor. No áudio-visual, porém, dá para perceber se é usado. O ruído do motor é diferente e o carro sai de uma curva sem escorregar. Segundo os detratores da Benetton, Bernie Ecclestone, presidente da Foca (Associação dos Construtores da F-1), teria permitido à equipe sair da linha nas duas primeiras etapas do ano. O motivo: dar emoção a um campeonato que estava destinado a ser um passeio de Ayrton Senna. Em Imola, Bernie teria arquitetado um plano sórdido. Como a pista favorece mesmo a equipe do brasileiro, a Benetton tiraria tal controle para disfarçar. "Isso é bobagem", dizem Ecclestone e dirigentes da Benetton. Pensar que a Benetton está fora do regulamento parece fora de propósito. A punição para um time que sair do trilho, segundo a FIA, será a eliminação pura e simples do campeonato. (FG) Texto Anterior: Tragédia provoca consternação e revolta Próximo Texto: 'Leões' cuidam da segurança Índice |
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