São Paulo, domingo, 1 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Telê reforça o meio-campo com zagueiro

MARCELO DAMATO
DA REPORTAGEM LOCAL

O técnico do São Paulo, Telê Santana, investe hoje numa nova surpresa tática para vencer o Palmeiras, seu maior rival na disputa pelo título paulista.
Para o jogo de hoje, o zagueiro Válber volta ao time – para atuar como líbero– no lugar do volante (meio-campista com função defensiva) Axel, que cumpre suspensão.
Após o fracasso do São Paulo no primeiro tempo do jogo de quarta-feira contra o Palmeiras, Telê decidiu manter o meio-campo com dois volantes, além de Cafu, que marca e ataca com eficiência.
Em relação ao time que enfrentou e venceu o Palmeiras (2 x 1), no primeiro turno do Paulista, há uma mudança no meio-campo.
Um zagueiro (Válber) substituiu um meia (Palhinha). É uma clara preocupação com a defesa.
A última grande mudança no time acontecera justamente contra o Palmeiras, no primeiro turno. O volante Axel saiu, o lateral Vítor entrou e Cafu foi deslocado para o meio, como segundo volante.
Telê considerou que o ponto fraco do São Paulo na quarta-feira passada foi a distância entre defesa, meio-campo e ataque. "O Palmeiras dominou o meio-campo e mereceu vencer."
No coletivo, a equipe titular teve um desempenho considerado satisfatório por Telê.
A preocupação do técnico no meio-campo é com o meia Leonardo. O jogador-chave da equipe no Campeonato Paulista não aguentou jogar nenhuma das duas partidas até o fim. Motivo: uma infecção intestinal.
"Quando ele voltou da seleção, já estava assim, meio baleado", disse o treinador. Na sexta-feira, o jogador foi a um laboratório fazer exames para descobrir a causa da infecção.
Leonardo disse que está com 2 kg abaixo do peso, o que o deixa enfraquecido.
Os demais jogadores do São Paulo concordam com a má atuação contra o Palmeiras.
Euller disse que a regra para vencer hoje é manter a equipe mais compacta e errar menos passes. "Temos que encontrar uma maneira de escapar da marcação deles", disse o seu companheiro de ataque, Muller.
"É impossível voltarmos a jogar tão mal outra vez. E ainda assim tivemos a chance de marcar", disse o lateral-esquerdo André.
O jogador se referiu ao pênalti do volante César Sampaio sobre Euller, não marcado pelo juiz João Paulo Araújo no final do jogo.
No treino de ontem pela manhã, o lateral-direito Vítor sentiu uma dor na coxa esquerda. O jogador faz teste antes da partida.
Se não puder atuar, Palhinha será seu substituto. Com isso, Cafu volta para a lateral.
(MD)

Texto Anterior: PRÉ-OLÍMPICO; BASQUETE
Próximo Texto: Palmeiras teme revolta da torcida contra o afastamento de Edmundo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.