São Paulo, domingo, 1 de maio de 1994
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Baterias requerem poucos cuidados para funcionar bem

DA REPORTAGEM LOCAL

A bateria é o equipamento mais importante do sistema elétrico do veículo. Ela não requer muita manutenção, a menos que algum componente elétrico do carro esteja com defeito.
Segundo Ronaldo Machado de Almeida, proprietário da Motorlife, loja especializada em baterias, é importante verificar a cada três meses o nível de solução e completar com água destilada.
"A água tem que cobrir as placas internas de chumbo. Elas não podem secar", explica Almeida.
Um dos problemas mais frequentes que atinge a bateria está relacionado com o regulador de voltagem. O componente regula a recarga da bateria quando o carro está em funcionamento.
"Se o regulador não estiver controlando a quantidade de energia, a bateria pode se descarregar ou ficar supercarregada, conforme o defeito", destaca.
O gerente do Auto-Elétrico Santo Expedito, João Carlos dos Santos, orienta para outros indícios de problemas com a bateria.
"A dificuldade em dar a partida no motor depois que algum acessório elétrico ficou ligado por algum tempo é sinal de que a bateria está com problema", exemplificou (ver quadro ao lado).
Para Ronaldo de Almeida, o acúmulo de óxido de chumbo –substância corrosiva parecida com uma pasta, conhecida por "zinabre"– nos pólos da bateria também indica que há problemas de sobrecarga.
"É normal, porém, que haja algum 'zinabre', que pode ser evitado aplicando vaselina nos pólos."
Em caso de bateria descarregada, uma simples recarga –de cerca de 12 horas– é suficiente.
Mas se houve sobrecarga e as placas se danificaram, a bateria precisa ser trocada.
As principais marcas à venda são Delco, Saturnia, Prestolite e Moura, com preços que variam de 18,9 URVs a 45,3 URVs, todas com um ano de garantia.
Carros de grande porte como Monza, Omega e Santana, ou com motor a álcool, requerem baterias com capacidade maior de armazenamento.
O proprietário da Tecvolt, Heleno Francisco de Melo, afirma que as baterias de baixa manutenção –sem necessidade de adicionar água– custam, em média, 20% a mais que as convencionais.
As baterias de baixa manutenção tem um período de duração igual ao das convencionais, cerca de três anos.
Bem mais baratas que as demais, as chamadas baterias recondicionadas custam, em média, 50% a menos.
"Na verdade, elas não são recondicionadas. São peças usadas que não têm defeito e foram recarregadas", explica.

ONDE ENCONTRAR
Auto-Elétrico Santo Expedito - av. Brig. Luís Antônio, 2.998, Centro, tel. (011) 885-2202; Tecvolt - r. Comandante Taylor, 567, Ipiranga, tel. (011) 63-8673; Motorlife - r. Cons. Lafaiete, 212, São Caetano do Sul, tel. (011) 453-2579.

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