São Paulo, domingo, 1 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aldeias na estrada não têm nomes

JOSÉ CARLOS CHAVES
DO ENVIADO ESPECIAL

Aldeias na rodovia não têm nomes
Vila é conhecida pelo km da estrada
Diálogo à beira da Cuiabá-Santarém: "Como é que se chama este lugar?"."Àqui é o km 93". Alguns povoados junto à rodovia são assim, tão esquecidos que nem nome têm.
Os maiores costumam ser as "corrutelas", denominação local para as cidades de garimpo, onde a moeda corrente é o ouro e a lei, um revólver na cintura.
Nesses lugares, energia elétrica só com gerador a diesel e correio apenas uma vez ao mês.
Televisão nunca falta. Qualquer vilarejo tem pelo menos uma antena parabólica, onde acontecem sessões noturnas para acompanhar a novela.
É comum encontrar na população local menininhos de olhos azuis. Eles fazem parte da legião de sulistas que migraram para a região nos anos 70, em busca de terra.
(JCC)

Texto Anterior: Versailles ganha injeção eletrônica a álcool; Caraigá inaugura revenda Audi em SP; Peugeot vai inaugurar três novas lojas em SP; Bienal vai sediar feira de bicicletas; VW lança versão mais completa do Gol 1.000; Revenda Ford distribui livreto para motoristas; Daewoo cria assistência 24h para o Espero; Loja de acessórios abre com promoções
Próximo Texto: Pinguelas caídas atrasam comboio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.