São Paulo, segunda-feira, 2 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Piquet, o circuito deveria ser modificado

Ex-campeão teve acidente na mesma curva, em 1987

CARLOS ALBERTO DE SOUZA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

Nélson Piquet, ex-campeão mundial de Fórmula 1, disse ontem em Florianópolis (SC) que a curva onde ocorreu o acidente com o piloto Ayrton Senna no circuito de Imola deveria ter sido modificada.
"Ali teria que mudar, fazer uma reta", disse Piquet, que se acidentou no mesmo local, em 1987. Ele não definiu o lugar como uma curva e sim como uma "reta torta".
Na opinião de Piquet, um problema mecânico foi a causa da batida. Piquet disse que, apesar do traçado, o local não apresenta dificuldades para os pilotos.
Piquet viu o acidente de Senna pela TV, no kartódromo Ronaldo Couto Daux, na praia dos Ingleses (SC), onde assistia a uma prova do Campeonato Sul-Americano de Kart.
Falando antes de saber da morte de Senna, Piquet disse: "Sabemos que o acidente foi muito grave e vai ser uma perda muito grande para o automobilismo."
Depois, ao saber da morte, Piquet deixou o kartódromo e foi para o hotel Costão do Santinho. Às 15h, conforme a portaria, ele saiu do hotel.
O ex-campeão disse não considerar o circuito de Imola mais perigoso e menos seguro que outros autódromos.
"Se for parar de correr em Imola, tem que parar de correr em Mônaco, em Adelaide (Austrália) etc.. A Fórmula-1 é um esporte perigoso". Ele afirmou que é impossível deixar os circuitos totalmente sem riscos.
"Quando um carro anda a mais de 300 km por hora, teria que ter área de escape em todos os locais com mais de cem metros, com caixa de brita, com tela. Isso é inviável de ser feito em todas as pistas do mundo".
Segundo Piquet, a área de escape do local do acidente de Senna tem de 30 a 40 metros.
"De onde saiu até onde bateu, ele (Senna) não demorou mais de um segundo. É um impacto muito forte".
O ex-piloto se acidentou na mesma curva em 1987. Sua Willians teve um pneu furado nos treinos. Ele não correu o GP de San Marino no dia seguinte.

Texto Anterior: Wilsinho acredita que quebra causou acidente
Próximo Texto: Prost culpa dirigentes por `pesadelo'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.