São Paulo, segunda-feira, 2 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ecologia preocupa empresas, diz pesquisa

RONI LIMA
DA SUCURSAL DO RIO

Pesquisa realizada em 23 grandes grupos econômicos no país revela que 21 deles (90%) assumem a questão ambiental como de importância estratégica para seus negócios.
A pesquisa foi feita pela empresa paulista Boucinhas & Campos Auditores e Consultores.
O estudo foi secreto, mas a Folha apurou que entre as empresas entrevistadas estão a Basf, Hering, Hoeschst e IBM. Os grupos pesquisados atuam em 34 segmentos industriais.
Outros 12 grupos afirmam estar decididos a submeter-se a auditorias semelhantes num prazo de até dois anos.
O faturamento anual de 61% deles é superior a US$ 200 milhões. A maioria (56,5%) tem nas exportações mais da metade de seu faturamento. Têm mais de 2.001 funcionários 43,5% das empresas.
Para 65% dos grupos entrevistados, a necessidade de se antecipar às tendências restritivas da legislação ambiental é um forte motivo para a realização de auditorias.
Tramita no Congresso um projeto do deputado Fábio Feldmann (PSDB-SP) propondo a obrigatoriedade de auditorias em empresas com atividades de grande impacto ambiental.
Segundo 26% dos grupos, a necessidade de melhorar a imagem junto à opinião pública é um dos fatores motivadores para a realização de auditorias ambientais.
Para 87% dos grupos, os certificados ambientais –a exemplo do que já ocorre em relação aos selos de qualidade– serão, em dois anos, um importante diferencial mercadológico.

Texto Anterior: Celular toca em recital de Barbara Hendricks
Próximo Texto: Policiais tentam roubar farmácia no centro de SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.