São Paulo, segunda-feira, 2 de maio de 1994
Texto Anterior | Índice

Qual mar está rodeado de outros mares?

Diferentemente de outros mares, o mar dos Sargaços, avistado pela primeira vez por Cristóvão Colombo em 1492, está rodeado de correntes oceânicas, não por terra. As quatro correntes fluem uma dentro da outra, criando o mais poderoso dos torvelinhos, um sistema de correntes em forma de anéis concêntricos. No mar dos Sargaços, situado dentro deste "olho" de tormentas, abundam as algas marinhas.
As correntes, e os ventos que as geram, tendem a confinar as algas –os sargaços– no centro. Se não fosse por essas ilhas flutuantes de algas marrons, o mar dos Sargaços figuraria entre os lugares mais estéreis do planeta.
Quando Colombo viu as algas marinhas e seus peixes e caranguejos, pensou que fossem um sinal seguro de terra próxima, e isso lhe deu alento para continuar a travessia.
Muitos navegante da época da Conquista temeram que seus navios ficassem enroscados nas algas. Certamente, essas algas nunca constituem formações suficientemente intrincadas ou espessas a ponto de representar um perigo, mas o mito do mar dos Sargaços perdura.

Texto Anterior: Estrela explode quando seu interior vira ferro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.