São Paulo, segunda-feira, 2 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estrela explode quando seu interior vira ferro

KATHY WOLLARD

Se você vivesse em 1504, e tivesse saído à rua na manhã de 5 de julho, teria tido uma bela visão. Atrás do sol, no céu azul, havia uma estrela muito brilhante, com dez vezes mais luz do que o planeta Vênus. A estrela brilhou durante três semanas.
Mesmo que as pessoas não soubessem isso na época, em 1504 houve a explosão de uma estrela. Os resquícios desta explosão ainda são visíveis hoje, quase 500 anos depois.
Através de um telescópio, você pode ver um nuvem de gás azul. É a Nebulosa do Caranguejo, devido a sua forma.
Quando uma estrela explode, ela recebe o nome de nova ou supernova. A estrela que explodiu em 1504 era uma supernova –uma estrela enorme que explodiu violentamente.
Uma estrela é, basicamente, uma bola de átomos de hidrogênio unidos por gravidade. "Amassados", eles passam por um processo de fusão nuclear, formando átomos de hélio. Essa explosão controlada libera energia –luz e calor.
Através dos tempos –milhões ou bilhões de anos– uma estrela usa o hidrogênio em sua parte externa, e hélio para começar a fusão, gerando carbono.
O carbono se transforma sucessivamente em oxigênio, neon, silicone e ferro. Um centro de ferro é instável. Rapidamente implode. Então o lado de fora vibra, e a estrela explode mandando o ferro e outros elementos para o espaço.
Novas são comuns, e ocorrem apenas em sistemas solares com duas estrelas. Uma estrela comum, como o sol, pode formar par com outra menor, mais densa e quente –uma "anã branca". A gravidade da anã branca rouba gás hidrogênio fresco de sua estrela "parceira". O gás, na superfície da nova estrela, fica a pressão igual à da anã, devido à gravidade.
Quanto mais gás é recolhido, mais a temperatura a superfície aumenta. Finalmente, quando a temperatura atinge mais de 10 milhões de graus, o hidrogênio começa a se transformar em hélio na superfície da estrela, ao invés de em suas profundezas. Esta é a explosão da nova.

Copyright Los Angeles Times Syndicate

Texto Anterior: Coca-Cola lança nova bebida para os teens
Próximo Texto: Qual mar está rodeado de outros mares?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.