São Paulo, segunda-feira, 2 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chrissie Hynde volta a reunir os Pretenders para turnê e disco

SÉRGIO MALBERGIER
DE LONDRES

Chrissie Hynde e os Pretenders estão de volta. Eles fizeram dois shows em clubes pequenos semana passada em Londres aquecendo para a turnê de lançamento de "Last Of The Indpendents" (WEA), que chega às lojas européias na próxima segunda.
É o primeiro disco da banda desde o insosso "Packed!" ("apenas dez músicas pops bobas", segundo Hynde), de 1990, quando a cantora estava mais interessada em preservar os animais e travar uma guerra inglória contra nada menos que o McDonalds.
Agora ela diz que "superou" o militância vegetariana e também os compromissos da maternidade (tem dois filhos adolescentes).
A vontade de recuperar o fôlego que fez dos Pretenders uma das maiores bandas dos anos 80 levou Hynde a recrutar de volta seu primeiro baterista, Martin Chambers, o outro único sobrevivente do quarteto original.
Overdoses mataram James Honeyman Scott (guitarrista), em 1982, e Pete Farndon (baixo), em 1983, da formação original.
As melhores faixas do novo disco são "Hollywood Perfume", com Hynde fazendo sons eróticos ao simular cheirar Los Angeles numa base swingada de baixo, e "Money Talk".
Mas as 12 faixas do disco têm qualidade suficiente para não fazer vergonha ao legado de peso da banda. A exceção é "I Will Stand By You", uma balada melosa para estádios, justamente a faixa lançada em single e que já está entre as dez primeiras da parada da Inglaterra.
No show em Londres, porém, dominaram os grandes sucessos. "Message of Love", "Back in the Chain Gang", "Midle of The Road", para citar alguns, arrepiaram a platéia de trinta-e-poucos anos.
O rosto ambíguo de Hynde, que não aparenta os 42 anos que tem, sua mistura de feminilidade e força, o prazer que ela parece sentir no palco, sugerem um desejo de recuperar o tempo perdido.
A vontade está expressa também na última faixa do novo disco, "Forever Young", de Bob Dylan, com lições de como crescer sem perder a dignidade.
Já que a turnê da banda não deve passar pelo Brasil, "Last Of The Independents" é a sua única opção de desfrutar o renascimento desta primeira-dama do rock. Aproveite.

Texto Anterior: Filme se baseia em livro de Tom Robbins
Próximo Texto: Isaac Stern faz concerto hoje e quarta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.