São Paulo, segunda-feira, 2 de maio de 1994
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Filme se baseia em livro de Tom Robbins

FERNANDO CANZIAN
DE NOVA YORK

"Até as Vaqueiras Ficam Tristes" (Even Cowgirls Get The Blues), o novo filme do diretor americano Gus Van Sant, conta a jornada psicodélica de uma garota com poderes excepcionais para pegar carona. É um "road movie" (filme de estradas) que trata da liberdade sexual, feminismo e busca de um estilo de vida livre.
O filme, o primeiro do diretor depois de "My Own Private Idaho" ("Garotos de Programa", de 1991), é baseado no segundo livro do escritor Tom Robbins, que se tornou um fenômeno cultural nos EUA logo após a sua publicação em 1976.
Sissy Hankshaw (Uma Thurman) é uma menina nascida nos anos 50 que tem um defeito nas mãos. Seus dedões são enormes. O que poderia ser um problema para a maioria das pessoas é para Sissy um eficiente meio de transporte.
Sissy desenvolve um estilo mágico de pegar carona e gaba-se de ter atravessado o país várias vezes em caminhões, carros, motos e ônibus. Ela é bonita e ganha a vida fazendo fotos de publicidade.
As "cowgirls" (vaqueiras) entram na história quando Sissy é contratada por um antigo agente de Nova York, a Condessa (John Hurt, irreconhecível no papel), para fazer fotos para a campanha de sua linha de cosméticos em Rubber Rose, um rancho em Dakota.
Sissy vai de carona até o rancho, um "spa" para caipiras, onde as vaqueiras tramam uma rebelião para tomar o comando.
O filme é cheio de metáforas que envolvem as principais contestações dos jovens dos anos 70, principalmente do sexo feminino.
Rubber Rose é um lugar especial, onde uma espécie de passáro em extinção consegue sobreviver e reproduzir-se livremente. Logo na chegada, Sissy se apaixona pela vaqueira Jellybean (Rain Phoenix, irmã do ator River Phoenix, morto no final de 1993) e tem uma experiência mágica com um ermitão japonês (Noriyuki Morita, de "Karatê Kid") em uma caverna.
Tom Robbins concebeu "Até as Vaqueiras Ficam Tristes" a partir de uma mistura de idéias.
As vaqueiras surgiram pela fascinação provocada por uma vendedora de 130 quilos que ele conheceu em uma loja. E os dedões enormes saíram do livro "The Naked Apple", do antropologista Desmond Morris, que teoriza sobre a influência das ferramentas na evolução humana. Os dedões, deduziu Robbins, foram fundamentais para segurar essas ferramentas.
O livro de Robbins é repleto de referências esotéricas (que não estão no filme) e tem uma narrativa um pouco confusa. Gus Van Sant conta a história de maneira direta, concisa e compreensível.
A música, da cantora e compositora k.d. lang, é sensacional. Keanu Reeves (que trabalhou com River Phoenix em "Garotos de Programa") tem uma pequena participação, no papel de um índio Mohawk que vive em Manhattan.
"Até as Vaqueiras Ficam Tristes" entra em cartaz nos EUA no dia 20 de maio em mais de 400 cinemas. No Brasil, a estréia será no segundo semestre.

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