São Paulo, segunda-feira, 2 de maio de 1994
Texto Anterior | Índice

Filme teve edição por computador

DA REPORTAGEM LOCAL

"Veja Esta Canção" é o primeiro longa-metragem brasileiro editado digitalmente.
O filme foi rodado normalmente em película de 35 mm. Depois, o negativo foi passado para vídeo e o resultado foi digitalizado num computador Macintosh, pelo sistema Avid.
Por esse processo, as imagens e sons captados são transformados em informações de computador e gravados num disquete, podendo ser dispostos na ordem que o diretor desejar.
Esse sistema de edição é chamado, pelos americanos, de "edição não-linear", e pelos europeus, de "montagem virtual".
O mesmo disquete poderia servir de guia para a montagem do negativo na versão para cinema.
Mas, no caso de "Veja Esta Canção", um filme com muitos efeitos e truques de vídeo, Cacá Diegues optou pela chamada kinescopia, que é um processo de leitura por laser da imagem eletrônica, linha por linha.
Kinescopar um filme é, grosso modo, fotografar quadro a quadro sua versão em vídeo para transformá-la em filme-película.
A edição digital é considerada uma forma de aproveitar o que há de melhor no cinema (a qualidade da imagem) com a agilidade e precisão dos meios eletrônicos.
Seu uso agiliza e barateia a finalização de um filme, eliminando a necessidade de revelar todo o material filmado (copião) e a demorada montagem deste na moviola.

Texto Anterior: Drão (Gilberto Gil) - 7 de maio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.