São Paulo, segunda-feira, 2 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peça trata de Chico Mendes

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

A programação de teatro do 4º Festival Internacional de Artes Cênicas oferece 17 peças diferentes. Uma das primeiras vem do Chile e será apresentada na quadra de basquete do Pacaembu.
"Taca Taca Mon Amour" é uma encenação do Teatro Del Silêncio, grupo fundado pelo mímico chileno Mauricio Celedon, discípulo de Etienne Decroux e Marcel Marceau.
Reconhecido internacionalmente, o grupo do Chile realiza um teatro gestual e por vezes expressionista. "Taca Taca..." fala dos jogos de poder, com personagens como Hitler, Einstein e Lenin.
Na linha do chamado teatro físico, em que a expressão corporal prevalece sobre a palavra, há "One Man", do inglês Steven Berkoff, idealizador, diretor e intérprete da peça.
Outra no mesmo estilo é "Flash", do francês Yves Lebreton, que dirige na itália o Teatro Dell'Albero. Contrastando com o intimismo dessas criações, há o teatro de rua do grupo norte-americano Bread and Puppets.
Utilizando marionetes gigantes, o Bread and Puppets apresentará "The Same Boat: The Passion of Chico Mendes". Inspirada no assassinato do líder seringueiro brasileiro, a peça reúne uma multidão de intérpretes (participarão de 60 atores e bailarinos brasileiros).
Para quem prefere a primazia da palavra, há "Calderón", sobre texto de Pasolini, com o Teatro Stabile di Torino. Entre as que utilizam uma somatória de requintes teatrais, prometem causar impacto "Titus Andronicus", do Teatrul National Craiova da Romênia, e "As Aventuras de Casanova", da Académie Théâtrale de Russie.
As outras atrações teatrais internacionais são o Stalker Slit Theatre (Austrália), Eduardo Pavlovsky (Argentina), Companie de Theatre Pol Pelletier (Canadá), La Cuadra de Sevilla (Espanha), Actors of Cricot 2 e Gardzienice (Polônia), Daedalus (Itália) e Augustin e Amoros (França).
(AFP)

Texto Anterior: PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL
Próximo Texto: Corpo mostra nova coreografia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.