São Paulo, terça-feira, 3 de maio de 1994
Próximo Texto | Índice

Dupla nelore-brahma mobiliza Expozebu

SÉRGIO PRADO
ENVIADO ESPECIAL A UBERABA (MG)

Duas novidades marcam a 60ª Exposição Nacional de Gado Zebu (Expozebu), iniciada há uma semana em Uberaba (MG): a abertura do mercado norte-americano para o nelore e o projeto de criação de um laboratório nacional para produzir vacinas anti-aftosa.
As chances do nelore brasileiro nos EUA cresceram após a entrada do gado brahma no Brasil. Durante a exposição, selecionadores dos dois países assinaram um acordo de cooperação e apostam que a união do brahma com o nelore (duas raças zebuínas) pode se contrapor ao cruzamento industrial com raças européias.
A criação de um laboratório nacional para a produção de vacinas contra a febre aftosa foi outro plano discutido nos bastidores da exposição. Dirceu Borges, da Nova Índia Genética, diz que as vacinas fabricadas pelas multinacionais são antiquadas e ineficientes.
A mostra, que termina dia 10, está sendo considerada a melhor já realizada em termos genéticos. As delegações estrangeiras, em especial do México, Paraguai, Argentina e EUA ficaram impressionadas com o gado produzido no Brasil.
"Sem dúvida, o Brasil possui no momento o melhor zebu do mundo", disse o pecuarista norte-americano, Brad Cardwel, do Texas.
A comercialização nos 29 leilões oficializados pela ABCZ deve atingir cerca de US$ 6 milhões, o mesmo que em 93. Até sábado último foram realizados 15 dos 29 leilões programados, com faturamento de US$ 3 milhões, o equivalente a 15 mil bezerros.

LEIA MAIS:
Sobre a Expozebu na página 6-5

Próximo Texto: Ruralista; Arrogância; Mais ração; Sem risco; Combate; Contra a fome; Pintos de corte; Matrizes; Acordo; Gargalos; Certificado; Financiamento; Paraná
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.