São Paulo, terça-feira, 3 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ruralista; Arrogância; Mais ração; Sem risco; Combate; Contra a fome; Pintos de corte; Matrizes; Acordo; Gargalos; Certificado; Financiamento; Paraná

Ruralista
Pedro Camargo Neto, presidente da Sociedade Rural Brasileira, saiu em defesa da bancada rural da Camara Federal, que na semana passada impediu a votação da MP da URV como represália ao fato de o governo não ter apresentado uma proposta para resolver o endividamento rural.

Arrogância
Para Camargo Neto, quem está atacando os deputados ruralistas desconhece o que ocorreu nos bastidores. A equipe econômica do governo vem tratando o problema com descaso e arrogância.

Mais ração
A produção de rações animais registrou crescimento de 2,6% no primeiro trimestre deste ano, em relação a igual período de 93.
Segundo dados do Sindirações a produção do período chegou a 2,064 milhões de toneladas.

Sem risco
A nova praga que está atacando os pomares de citros da Flórida (EUA) não representa risco aos produtores brasileiros caso chegue ao país.

Combate
Joaquim Teófilo Sobrinho, diretor do Centro de Citricultura do Instituto Agronômico de Campinas, diz que a pesquisa nacional está preparada para combater a praga, com agrotóxicos ou predadores naturais.

Contra a fome
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou, na semana passada, em Brasília, o Comitê da Ciência e Tecnologia Agropecuária Contra a Miséria e a Fome e pela Vida.

Pintos de corte
Em março último, o setor de pintos de corte operou com capacidade plena. Foram produzidos 184,768 milhões de pintos, 6,10% a mais do que em março de 93, revelam os dados da Apinco.

Matrizes
A Agroceres estima que vai fechar o ano detendo 30% do mercado de matrizes para frango de corte. Há quatro anos, a empresa tinha 7% desse mercado. Encerrou 93 com 23%.

Acordo
O melhoramento genético é o trabalho da Agroceres Ross, uma joint-venture fundada em 1989 entre a Agroceres e a Ross Breeders, empresa escocesa especializada no mercado de genética avícola.

Gargalos
Ney Bittencourt de Araujo, presidente da Agroceres, diz que o frango é uma das mais eficientes cadeias de agrobusiness do país. "Os problemas são três gargalos: tributos, a precária situação dos transportes e o protecionismo internacional", diz.

Certificado
Walter Soboll, assessor da Diretoria de Crédito Rural do Banespa, está eufórico. O motivo é o primeiro contrato com CM-G (Certificado de Mercadoria com Emissão Garantida) que acabou de ser fechado pelo banco.

Financiamento
Para Soboll, o CM-G será a nova fórmula de financiamento da agricultura. Começou garantindo a produção e a partir do segundo semestre vai entrar no mercado futuro.

Paraná
O Paraná foi o primeiro Estado a aderir ao sistema que, de junho de 93 a março de 94, movimentou US$ 15 milhões.

Texto Anterior: Dupla nelore-brahma mobiliza Expozebu
Próximo Texto: Redução de chuvas em SP torna irrigação necessária
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.