São Paulo, terça-feira, 3 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tucanos catarinenses ameaçam apoiar Lula

EMANUEL NERI

EMANUEL NERI; EDNA DANTAS
DA REPORTAGEM LOCAL

EDNA DANTAS
O PSDB catarinense também poderá abandonar a candidatura de Fernando Henrique para apoiar Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Os tucanos catarinenses discordam da aliança PFL-PSDB em torno de FHC. A situação se agrava diante da possibilidade da escolha de Jorge Bornhausen para vice.
Catarinense, Bornhausen é adversário tradicional do PSDB local. Se sua escolha for confirmada, os tucanos dizem não haver condições para manter o apoio a FHC.
Os catarinenses poderão ser a segunda defecção do PSDB em menos de uma semana. No sábado passado, os baianos anunciaram apoio a Lula. O acordo com o PFL gerou focos de rebeldias em quase todos os diretórios do partido.
"O PFL e Bornhausen representam uma tragédia para o PSDB", diz Francisco Kuster, presidente do PSDB catarinense. "Prefiro abandonar a política a ter que apoiar essa aliança", afirma.
Segundo Kuster, a maioria dos tucanos de seu Estado poderá aderir a Lula. O senador Dirceu Carneiro (PSDB-SC) também trabalha com essa possibilidade.
"Não há a menor possibilidade de subirmos no mesmo palanque do Bornhausen", diz Carneiro. "O PSDB está trocando a linha ética pela fisiológica do PFL".
No Rio, cerca de 50 peessedebistas descontentes –representando dez Estados – se reuniram ontem e decidiram tentar evitar, na convenção do partido, a aprovação da união com os pefelistas.
"Essa união empurra Fernando Henrique para a direita e o centro ficará livre para a candidatura de Quércia", afirma o deputado Tuga Angerami (SP)."Vamos resistir a esta aliança até o fim", diz o deputado Waldir Pires (BA).
Após a reunião, que durou quatro horas, os descontentes divulgaram uma declaração em que afirmam que a aliança é "inconciliável" e "atentatória aos princípios essenciais da social-democracia".

Texto Anterior: Candidato contesta frase
Próximo Texto: PSDB veta Bornhausen para ser o vice de FHC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.