São Paulo, terça-feira, 3 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Decisão do STF gera impasse entre governo e grevistas da PF

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) vetando liminarmente artigos da Lei Orgânica do DF (a Constituição de Brasília) pode inviabilizar as negociações entre o governo e os agentes da Polícia Federal, em greve há 43 dias.
Entre os artigos vetados está o que equipara os salários dos agentes da Policia Civil do DF com os delegados da mesma polícia.
A decisão, tomada em março, só chegou sexta-feira passada ao conhecimento do governo, que agora a usa para argumentar que as reivindicações da PF são ilegais.
Os agentes reivindicam equiparação de salários com os da Polícia Civil do DF. Em 91, os agentes civis do DF conseguiram que seus salários tivessem proporcionalidade com os delegados da PC.
Desde então, os agentes da PF querem que se cumpra a lei que estabelece os mesmos salários entre os agentes da PF e da Polícia Civil do DF. No dia 20 de março, iniciaram uma greve por esse motivo.
No dia 14 de abril deste ano, o procurador-geral da República, Aristides Junqueira, emitiu ofício ao ministro Romildo Canhim (Administração Federal), confirmando a necessidade de se cumprir a lei.
Canhim disse aos grevistas que acata o ofício de Junqueira, desde que os salários dos agentes da PC de Brasília sejam revistos.
O governo afirma que não vai atender a reivindicação da PF e ameaça repassar às Forças Armadas as tarefas da PF.

Texto Anterior: Morte de Senna diminui acidentes
Próximo Texto: Islandês acusa o Greenpeace no Rio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.