São Paulo, terça-feira, 3 de maio de 1994
Próximo Texto | Índice

Novo fundo ganha longe do FAF

DA REPORTAGEM LOCAL

O rendimento do fundo de investimento em URV (Unidade Real de Valor) deverá chegar a 10% reais ao ano (0,79% ao mês), segundo a estimativa dos bancos.
Ganha de longe do FAF (Fundo de Aplicação Financeira, o fundão), que paga prêmio inferior à inflação.
À primeira vista, pode-se pensar que o no novo fundo é melhor que a poupança, que rende 6% reais ao ano, mais a TR. Só que os produtos não são comparáveis.
"O fundo é de curto prazo, rende 10% mais a URV, que é inflação, e paga imposto. A poupança é corrigida pela TR, que é taxa de juros e pode variar mais ou menos que a URV, e não paga imposto. É comparar melancia com abacate", afirma Antônio Pavão, diretor de mercado do Bradesco.
O fundo de renda fixa de curto prazo em URV, regulamentado ontem pelo Banco Central, vai conviver com o FAF.
São as duas opções com prazo de remuneração de um dia. Dependendo da taxa de administração cobrada pelo banco, a rentabilidade pode ser até maior.
O Bradesco, que pretende lançar o fundo em URV a partir de hoje, pensa em uma taxa inferior a 6% ao ano. Com isso, o rendimento sobe mais um ponto percentual.
"A idéia é enfatizar que o fundo dá ganho real", explica Pavão. "Para isso, vamos cobrar menos taxa de administração."
O dinheiro aplicado no fundo será direcionado para papéis indexados à URV. Metade em papéis privados (CDBs), 25% em títulos do governo e outros 25% em depósitos no Banco Central.
Os papéis privados estão rendendo entre 20% e 25% de juros reais ao ano. O depósito no BC pagará 3% e o restante cerca de 30%, segundo os bancos.
O novo fundo tem uma tributação igual à do FAF até o 15º dia útil. Cobra-se IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre o ganho. A alíquota é menor quanto maior o prazo (50% se o resgate for no primeiro dia).
Os analistas recomendam a retirada dos recursos somente dez dias depois do depósito, no mínimo, para garantir ganho real.
Para quem tem dinheiro que pode ficar parado 30 dias em uma aplicação, o conselho é investir no fundo de commodities, que rende mais.
A transferência do dinheiro que estiver no FAF para o novo fundo em URV não será automática. Deve-se solicitar a mudança ao banco.
Se o dinheiro no FAF ainda estiver no período de cobrança do IOF, não vale a pena fazer a transferência. Melhor aplicar no fundo em URV com o dinheiro novo do próximo salário.
Também o Bamerindus espera estar com seu produto pronto hoje. Segundo Vicente Teixeira, diretor financeiro, a principal vantagem do fundo é que o dinheiro do salário ficará protegido também em URV.
"O trabalhador recebe em URV e aplica o dinheiro do mês na própria URV", afirma. "No FAF, havia perda certa."
A projeção do Bamerindus para maio aponta uma taxa nominal de rendimento bruto de 46,47% para o FAF e de 49,67% para o novo fundo.
O Itaú vai aguardar a próxima semana. "O FAF deverá perder patrimônio para o novo fundo", prevê Alfredo Setúbal, diretor do banco.
Turíbio Silva, diretor do Crefisul, afirma que o rendimento do novo fundo poderá ser maior.
O Chase Manhattan extinguiu seu FAF e direcionou os recursos de curto prazo para o fundo de commodities e de carteira livre. Não vai lançar o novo fundo.
O Banco do Brasil também tem dúvidas sobre lançar o fundo em URV. Segundo a análise do BB, a URV deverá durar apenas mais dois meses, porque a futura moeda, o real, deverá ser criada em 1º de julho.

Colaborou a Sucursal de Brasília

Próximo Texto: Segurança nacional flexível
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.