São Paulo, terça-feira, 3 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rede Wall Mart vai vir para o Brasil

MARISTELA MAFEI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Wall Mart, maior rede de comércio varejista do mundo, está chegando ao Brasil através de uma joint venture (associação entre empresa nacional e estrangeira) com as Lojas Americanas, controlada pelo banco Garantia.
As negociações estão sendo comandadas pessoalmente por Carlos Alberto Sicupira, um dos sócios majoritários do Garantia.
Junto com esta negociação, Sicupira comanda também a compra da rede de supermercados baiana Unimar, através do GPI –um fundo de investimentos formado pelos sócios do banco Garantia e por investidores estrangeiros.
O fundo conta com aproximadamente US$ 400 milhões para realizar investimentos no Brasil.
Baixas
A "operação Wall Mart" nas Americanas já ocasionou baixas no quadro de executivos do Carrefour e da rede Sendas, do Rio de Janeiro. Executivos do Makro também estão sendo sondados para participar do empreendimento.
A Folha apurou que este mesmo grupo de investidores –sócios também na Brahma e na Artex– cogita a aquisição das operações do grupo Vendex no Brasil. O Vendex tem participação acionária na rede de lanchonete Bob's e em vários shoppings centers.
O grupo Wall Mart fatura US$ 67 bilhões por ano e conta com três formatos de loja: a de departamento, que leva o nome Wall Mart; a chamada Vendor Store, onde os próprios fornecedores encarregam-se da venda de seus produtos e o Sam's Club.
O Sam's Club é uma espécie de hipermercado que realiza vendas no atacado para pessoas físicas, medidante o pagamento de uma taxa anual.
Primeira loja
Uma primeira loja, do tipo Sam's Club, será inaugurada no eixo Rio-São Paulo entre o final de 94 e início de 95.
Por atuar em várias frentes do varejo, a entrada da Wall Mart no Brasil mexe com os grandes magazines, com as redes de supermercados e de atacado.
A Folha apurou que uma grande rede de hipermercados que atua no país desengavetou um antigo projeto de construir lojas compactas. Ao operar em escala menor, essa rede diminui custos e fica mais agressiva para competir com a Wall Mart.
A rede norte-americana conta com cerca de duas mil lojas espalhadas pelo mundo. Ocupa o 4º lugar no ranking das maiores empresas privadas dos Estados Unidos.
Recentemente iniciou suas operações no México, onde pretende construir 20 lojas até o final de 1994.
Internacionalização
Para Marcos Gôuvea, consultor de empresas de varejo no Brasil, o setor de lojas de departamento e de supermercados estará completamente internacionalizado nos próximos dez anos.
"Há uma saturação em países como os Estados Unidos, e todas as grandes redes priorizam crescer, agora, na América Latina.", afirma Gôuvea.
Em 1993, o Carrefour fechou suas duas lojas nos Estados Unidos por considerar que o mercado não comportava suas operações.

Texto Anterior: Bolsas de Valores perdem o fôlego
Próximo Texto: Feira traz tecnologia para indústria gráfica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.