São Paulo, terça-feira, 3 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

12 mil contribuintes vão receber "advertência'

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

12 mil contribuintes vão receber "advertência"
A Secretaria da Receita Federal começa a enviar a partir de quinta-feira avisos para 12 mil contribuintes, escolhidos entre os mais ricos do país.
Os contribuintes vão receber cartas advertindo para algumas incoerências nas últimas declarações. Apesar disso, ainda não serão convocados para dar explicações à Receita.
A convocação será feita numa etapa posterior, disse o coordenador de arrecadação da Receita Federal, José Alves da Fonseca. Mas, somente nos casos "mais gritantes".
Escolha
A escolha dos contribuintes que vão receber a carta não foi aleatória, segundo ele. A maior parte deles (8 mil) moram em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Fonseca afirmou que a determinação do secretário da Receita Federal, Osiris Lopes Filho, é intensificar a fiscalização entre as pessoas físicas para reduzir a sonegação.
Profissionais liberais
As cartas enviadas aos profissionais liberais na semana passada faz parte dessa estratégia.
Não foram todos os profissionais liberais que receberam o aviso da Receita, mas somente aqueles que se enquadraram no perfil de fiscalização.
Nas cartas enviadas pela Receita, assinadas por Osiris, a Receita propunha aos profissionais liberais que se antecipassem na correção de possíveis erros nas declarações anteriores.
O documento apontava que na declaração de 1993, ano-base 1992, os rendimentos declarados estavam abaixo da média de outros profissionais da mesma faixa etária e com o mesmo tempo de profissão.
As cartas geraram uma série de protestos de médicos, dentistas, contadores e advogados. Alegavam que a Receita estaria fazendo "terrorismo fiscal" e tentando intimidá-los.

Colaborou a Reportagem Local

Texto Anterior: Itamar e o caso Telerj
Próximo Texto: Antecipe pagamento de tarifa em URV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.