São Paulo, terça-feira, 3 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cacá Diegues revê Palmares

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

Filme: Ganga Zumba
Produção: Brasil, 1964, 102 min.
Direção: Carlos Diegues
Canal: Cultura, 22h30.

Pode-se falar de "Ganga Zumba" a partir de um episódio atual: o ministro da Fazenda, Rubens Ricupero, tem chamado a atenção para o peso que a experiência escravagista e sua herança deixaram para o Brasil contemporâneo.
É um assunto quase sempre mandado para baixo do tapete, e para o qual Carlos Diegues chamou a atenção mais de uma vez.
"Ganga Zumba", seu primeiro longa-metragem, abre hoje a Semana Cacá Diegues. A Cultura aproveita o embalo do telefilme "Veja Esta Canção", no sábado, para promover um ciclo com quatro de seus filmes.
Passemos pelo fato de o Cinema Novo ter se preocupado com questões sociais brasileiras. Aqui, Diegues vai ao Quilombo de Palmares, episódio que atravessou décadas, terminou no século 18, e do qual quase nada se conhece.
Episódio, sobretudo, de revolta de escravos recalcada no imaginário brasileiro. Colocar Palmares em um meio como o cinema (ou, agora, a TV), ainda que fazendo uso da imaginação, é uma maneira de trazer à realidade as questões relativas à cultura escravista brasileira. Mesmo que não se possa aderir a ele inteiramente, é um filme que pede revisão.
(IA)

Texto Anterior: Historiador debate cinema brasileiro
Próximo Texto: Ninguém perdoa os Oscars de Bertolucci
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.