São Paulo, terça-feira, 3 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo deve perder 400 cadeiras nos conselhos

SÉRGIO MALBERGIER
DE LONDRES

Os eleitores britânicos elegem nesta quinta-feira todos os membros dos 32 conselhos distritais de Londres.
Também serão eleitos um terço de 36 outros conselhos municipais do resto do país, um terço de 114 dos 296 distritos regionais e todos os membros dos conselhos regionais da Escócia.
No mapa eleitoral, Londres está sendo olhada com maior atenção por poder indicar tendências para as eleições gerais, que devem ocorrer em 1996 ou 1997.
A cidade está dividida em 32 conselhos distritais, responsáveis por todos os aspectos da administração local (coleta de lixo, iluminação etc). Não há autoridade central nem prefeito.
Pesquisas publicadas ontem indicam que o Partido Conservador (no governo) deve perder cerca de 400 cadeiras em todo o país, a maioria para o Partido Trabalhista.
Se concretizadas as previsões, o resultado deve abalar ainda mais a liderança do premiê John Major e diminuir as perspectivas dos conservadores para as eleições do Parlamento Europeu em junho.
Nas eleições européias serão discutidos temas relacionados à União Européia que, entre os mais pessimistas, podem levar até a um racha definitivo do partido.
Pesquisas recentes apontam uma queda na popularidade do governo de John Major.
Pelas sondagens, conservadores estão atrás dos trabalhistas, o principal partido da oposição no Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte).
(SM)

Texto Anterior: Fascistas são favoritos em eleição britânica
Próximo Texto: Candidatos fazem o 1º debate no México; Oposição vence as eleições equatorianas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.