São Paulo, quarta-feira, 4 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Autolatina anula reajuste de carro

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA E DA

Reportagem Local
A Autolatina cancelou o aumento em URV que havia definido no último dia 22 para os seus carros "populares" e concordou em limitar em 3,6%, na média, o reajuste dos demais modelos.
O acordo, fechado ontem entre a montadora e o governo, está em vigor a partir de hoje. O anúncio foi feito em Brasília pelo ministro da Fazenda, Rubens Ricupero.
A Autolatina havia aplicado reajuste entre 4,9% e 6,1% na tabela em URV. A empresa alegou aumento de custos provocado pelo aumento salarial concedido aos metalúrgicos.
Vendas
A venda de automóveis e comerciais leves no atacado registrou queda de 20,3% no mês passado em relação a março. Foram vendidas 94 mil unidades, contra as 118 mil comercializadas no mês anterior.
Esse números incluem os veículos importados vendidos pelas montadoras e pelos importadores independentes.
A queda das vendas em relação a março já era prevista pela indústria. O menor número de dias úteis em abril –18, contra os 23 de março– é uma das razões apontadas pelas montadoras para a queda das vendas.
A previsão das fábricas era também de produção menor em abril. Após bater o recorde histórico em março (146,4 mil unidades produzidas, incluindo caminhões e ônibus), a indústria estimava que o número de veículos fabricados no mês passado ficaria em 126 mil.
Os números oficiais de produção do setor devem ser divulgados na próxima segunda-feira, durante reunião da Anfavea, associação dos fabricantes de veículos.
Liderança
A Volkswagen manteve a liderança de vendas, com 32.661 unidades, o que representa 34,7% de participação no mercado. A Fiat comercializou 24.613 veículos (26,2%).
A GM vendeu 20.700 automóveis e comerciais leves, com 22% do mercado. A Ford, com 12.400 unidades vendidas, permanece em quarto (13,2%).
O Gol recuperou em abril a liderança que havia perdido para o Uno no mês passado nas vendas ao atacado (da fábrica para os concessionários).
A Volkswagen comercializou em abril 17.270 unidades do Gol, 2.000 acima do resultado obtido pela Fiat com o Uno (15.250).
O terceiro carro mais vendido no mês foi o Escort (7.280), seguido pelo Monza (5.230) e pelo Kadett (4.807).
O Tipo, importado pela Fiat, já é sexto carro mais vendido no país e detém 4,5% do mercado total. A montadora vendeu 3.570 unidades do Tipo no mês passado.

Texto Anterior: O PT e a mula-sem-cabeça
Próximo Texto: Previdência faz correção de benfícios do ano passado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.