São Paulo, quarta-feira, 4 de maio de 1994
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Dirigente duvida de erro do piloto

O ex-dirigente mundial do automobilismo, Balestre

ANDRÉ LAHOZ
DE PARIS

"É muito difícil que tenha sido um erro de pilotagem." Assim Jean-Marie Balestre definiu o acidente de Ayrton Senna na estação de rádio France Inter na única entrevista que concedeu ontem.
Balestre é ex-presidente da Federação Internacional de Automobilismo. Suas brigas com Ayrton Senna se tornaram famosas. Senna o acusava de proteger o também fracês Alain Prost, seu rival.
Balestre vem se recusando a falar com a imprensa. Aceitou ir à rádio dizendo que essa seria sua única entrevista.
Ficou incomodado ao saber que havia outro jornalista, mas aceitou falar à Folha, com exclusividade.
"Estou arrasado com a morte de Senna", disse o atual presidente da Federação Francesa de Automobilismo.
"Falavam muito sobre as minhas brigas com Senna", disse o francês. "Mas pouca gente sabe que há três anos Ayrton Senna me mandava uma carta no Natal, escrita do próprio punho. E não é só. Tenho um volante que ele me presenteou no ano em que foi tri-campeão. Tenho também um capacete dele. Estou muito triste."
Após essa declaração, Balestre não quis fazer qualquer outro comentário. Mas foi duro durante o programa: "É preciso tomar medidas enérgicas e autoritárias."
"Eu proibi o turbo na Fórmula 1 exatamente porque era incontrolável", disse Balestre. "É preciso diminuir a potência dos carros. A velocidade está alta demais."
O piloto francês Erik Comas, da Larrousse, criticou a organização da prova.
"Por um erro de um comissário, me deixaram partir enquanto Senna estava sendo retirado da pista. Tive que brecar imediatamente. E então eu vi Senna. É um momento inesquecível para mim", disse.
Segundo Comas, todos os pilotos estavam arrasados com a morte de Ratzenberger. "Senna me disse que iríamos todos fazer uma reunião para discutir segurança nessa sexta, antes do GP de Mônaco."
No domingo de manhã, horas antes de sua morte, Senna estaria ao lado de Comas. O brasileiro estava preocupado com tudo relacionado à segurança na F-1.

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