São Paulo, quinta-feira, 5 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRN pode lançar Toni Garcia para presidente

CYNARA MENEZES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O empresário paranaense da construção civil Toni Garcia, 41, pode sair candidato à Presidência pelo PRN, partido que elegeu Fernando Collor em 1989.
Garcia confirmou à Folha que pode se candidatar "para ajudar o partido a marcar presença na eleição", e negou especulações de apoiaria Orestes Quércia (PMDB) durante a campanha.
"Tenho família, não me prestaria a um papel desses", disse Toni Garcia. O empresário foi um dos coordenadores da campanha de Collor e candidato derrotado ao Senado pelo Paraná em 1990.
A candidatura de Garcia será decidida durante a convenção do PRN, ainda sem data definida. Mas já encontra resistência dentro do partido.
"Sou totalmente contrário ao lançamento de candidatura própria", disse o deputado Paulo Octávio (DF), amigo de Collor.
Segundo o deputado, "ninguém no PRN tem perfil para disputar a Presidência". Ele acha que o partido deve ficar ausente no primeiro turno e fazer alianças no segundo.
O lançamento da candidatura Toni Garcia aumenta a disputa interna dentro do PRN.
Em março, a bancada na Câmara acusou o presidente do partido, Daniel Tourinho, de vender o horário gratuito do PRN na TV para Enéas Carneiro, do Prona.
Tourinho, que idealizou a candidatura de Toni Garcia, detém a maioria dos votos no partido e foi reeleito presidente do PRN em convenção no Rio de Janeiro no último final de semana.
A bancada entrou com mandado para impugnar a convenção, que teria sido convocada pelo diretório com mandato vencido.
Se for confirmado pela convenção do PRN, Toni Garcia se torna o sétimo candidato à Presidência. Os outros quatro partidos habilitados a concorrer (PFL, PSD, PP e PTB) não vão lançar candidato.

Texto Anterior: Requião critica PT por discutir casamento entre homossexuais
Próximo Texto: Lula busca imagem cordata nos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.