São Paulo, quinta-feira, 5 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inglesa lança livro com denúncia sobre trabalho escravo no Brasil

SÉRGIO MALBERGIER
DE LONDRES

A inglesa Alison Sutton lançou ontem em Londres o livro "Escravidão no Brasil". Segundo a autora, que pesquisou a situação do trabalho escravo no país em 91 e 92, a "escravidão por dívida" ocorre em vários Estados brasileiros do norte e nordeste do Brasil.
A Comissão Pastoral da Terra, ligada à Igreja católica brasileira, registrou 19.970 casos de trabalhadores escravos em 1993.
Os trabalhadores são recrutados em áreas afetadas por seca ou desemprego e levados para trabalhar a centenas de quilômetros de suas casas, tendo depois que pagar aos empregadores transporte, alimentação, hospedagem e ferramentas.
Alison, 34, que fala português fluente, disse à Folha que a intenção do livro é divulgar a situação dos trabalhadores brasileiros e cobrar melhor monitoramento de verbas da União Européia, que acabam financiando indiretamente o trabalho escravo.
"A melhor forma de impedir este trabalho escravo é conscientizar os trabalhadores nos locais em que são recrutados", disse Sutton.
A pesquisa e o livro foram patrocinados pela Anti Slavery International, que se intitula a "mais antiga organização de direitos humanos do mundo".
Fundada em 1839 para combater a escravidão, teve entre seus membros o brasileiro Joaquim Nabuco.

Texto Anterior: Prefeitura vai fiscalizar catracas para calcular aumento nas passagens
Próximo Texto: Mulheres esterilizadas se protegem menos da Aids, diz especialista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.