São Paulo, quinta-feira, 5 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Menor Estado tem um dos melhores acervos

FEDERICO MENGOZZI
FREE-LANCE A FOLHA

Todos os caminhos que levam a Roma conduzem também ao Vaticano, a cidade-Estado que existe desde o século 8º e da qual partem decisões que interessam a cerca de 1 bilhão de católicos.
É, com 0,44 km2 e menos de mil habitantes, o menor Estado do mundo. Paradoxalmente, reúne um dos maiores acervos artístico-culturais –e religiosos.
Ir a Roma e não ver o papa pode ser quase um sacrilégio, mas ir a Roma e não se deslocar até a Cidade do Vaticano é, francamente, uma estupidez.
Em uma área equivalente a um quarto da área do parque Ibirapuera, em São Paulo, o Vaticano concentra uma das maiores igrejas e uma das maiores praças existentes.
Há duas dezenas de museus e etapas únicas da história da arte, como a Capela Sistina. Desde o mês passado, após cinco anos de restauração, o "Juízo Final" pode ser novamente admirado.
Mesmo o mais empedernido dos ateus vacila ao percorrer a via della Conciliazone, entre o rio Tibre e a praça São Pedro.
Um misto de majestade e solenidade toma as pessoas que seguem por ali, entre livrarias, lojas de artigos religiosos e souvenirs.
Quando se chega à elipse formada pelas colunas que o gênio barroco Gian Lorenzo Bernini idealizou e viu construídas entre 1656 e 1667, a entrega é quase total.
A subida da escadaria que conduz à Basílica de São Pedro só aumenta o sentimento de contrição.
É uma obra de gigantes conhecidos, como os arquitetos Donato Bramante, Michelangelo Buonarroti, Carlos Maderno e Bernini.
A "Pietà" de Michelangelo, hoje protegida da sanha dos maníacos, está na primeira capela à direita. É uma obra-prima.
Mais adiante, um monumento lembra a rainha Cristina, da Suécia, que renunciou ao trono e se converteu.
Subir à cúpula é fundamental. Alegue um motivo qualquer, como ver a Cidade Eterna de seu ponto máximo ou homenagear o gênio de seu criador, Michelangelo.

Texto Anterior: Coleções reúnem Michelangelo, Chagall e Rafael
Próximo Texto: Hotel do Caribe entra na onda `verde' com sucata
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.