São Paulo, sexta-feira, 6 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Britânicos e franceses têm rivalidade antiga

SÉRGIO MALBERGIER
DE LONDRES

França e Reino Unido têm rivalidade antiga
A rivalidade entre França e Inglaterra tem história. A remota Guerra dos Cem Anos (1337-1453) é prova do que ela já foi capaz.
Desde então, os dois países já lutaram duas guerras mundiais do mesmo lado e se tornaram colegas no Conselho de Segurança da ONU, na Otan e na União Européia. Mas a rivalidade não desapareceu completamente.
Apesar da vizinhança e afinidades (os dois países têm população de 57 milhões, por exemplo), França e Reino Unido buscaram em outros países seus principais aliados. A França na Alemanha e o Reino Unido, nos EUA.
Os ingleses estão sendo motivo de chacota de franceses porque a Eurostar, a linha de passageiros que ligará Londres a Paris, vai ter que tirar o pé do acelerador ao chegar em território britânico.
Enquanto o trem-bala vai andar a uma velocidade de até 300 km por hora do lado francês, em solo britânico ele terá de reduzir para 160 km por hora. As ferrovias britânicas só poderão absorver velocidades de trem-bala a partir do século 21, se tudo seguir como planejado.
É irônico que as obras do túnel do canal da Mancha tenham sido iniciadas sob o governo da primeira-ministra Margaret Thatcher, a "rainha" do euroceticismo -o sentimento britânico contrário ao aumento dos laços com a Europa continental.
Comentaristas britânicos vêm expressando desconforto e ansiedade com o fato de que agora para se viajar de Londres a Paris não vai ser mais necessário entrar num avião ou num barco, ligações de qualquer "boa" ilha com o continente.
Basta pegar um trem na estação de Waterloo, no centro de Londres, e, três horas depois, estar em Paris. Vale lembrar, porém, que Waterloo é o nome da batalha em que o duque de Wellington derrotou as forças francesas de Napoleão em 1793. Duzentos anos depois, eles estão voltando por baixo da água.
(SM)

Texto Anterior: Estudo aponta segurança
Próximo Texto: Mitterrand inaugura mais uma grande obra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.