São Paulo, sexta-feira, 6 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mitterrand inaugura mais uma grande obra

ANDRÉ LAHOZ
DE PARIS

A inauguração de hoje do Eurotúnel marca mais uma das grandes obras do governo François Mitterrand. O presidente é muito criticado por seus opositores pelo alto custo dos projetos e pela forma autoritária com que escolhe as obras a serem realizadas.
Basicamente suas grandes realizações são cinco. Em primeiro lugar, o Arco de la Défense. É uma gigantesca construção moderna, exatamente alinhada com o Arco do Triunfo, na avenida Champs Elysée. Fica no bairro moderno de La Défense.
Outra grande obra é a ala Richelieu do museu do Louvre. O museu foi ampliado e uma pirâmide de vidro, que serve de entrada, foi construída à sua frente. A pirâmide gerou muita polêmica, pois muita gente a considerou exageradamente moderna em comparação com a arquitetura do museu.
O Instituto do Mundo Árabe é um outro exemplo do estilo de administração do presidente Mitterrand. É um gigantesco museu às margens do rio Sena.
Mas as maiores críticas foram dedicadas a dois outros projetos, um deles inacabado. A Ópera da Bastilha foi construída para ter a melhor acústica do mundo. Mas vários problemas relativos ao som ainda não conseguiram ser resolvidos desde sua abertura, em 1989.
A Biblioteca Nacional, ainda em obras, foi causa de muita polêmica. Seu projeto original previa uma fachada toda em vidro. Mas isso seria extremamente ruim para a conservação dos livros. Então a solução foi o uso de madeira em algumas áreas do prédio. A madeira escolhida foi o ipê da Amazônia, o que gerou a revolta dos ecologistas.
O túnel tem um caráter um pouco diferente, pois trata-se de uma obra binacional. Mas o empenho pessoal do presidente Mitterrand mostra que o projeto está de acordo com o seu estilo de governo.

Texto Anterior: Britânicos e franceses têm rivalidade antiga
Próximo Texto: Nome: Chunnel é a contração das palavras inglesas "channel" (canal) e "tunnel" (túnel)
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.