São Paulo, sábado, 7 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itamar anuncia 2ª-feira real em 1º de julho

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Itamar Franco anuncia oficialmente na segunda- feira, às 11h, a data de criação do real –nova moeda que vai substituir o cruzeiro real.
O real começa a circular em 1º de julho, data informada pelo Palácio do Planalto ao senador Odacir Soares (PFL/R0), que é presidente da comissão do Congresso que analisa o plano econômico.
"Estamos convencidos de que as condições para adotar o real estão todas aí", disse ontem o ministro da Fazenda, Rubens Ricupero. O ministro reuniu-se à tarde com Itamar para discutir detalhes do anúncio da nova moeda.
O senador Odacir Soares propôs ao governo incluir na MP a data de criação do real e foi atendido, segundo informou sua assessoria.
Com o anúncio oficial dessa data pelo presidente Itamar Franco, na segunda-feira, será possível atender o pedido da comissão.
Ao contrário do que chegou a ser pensado, Itamar não fará o comunicado através de cadeia nacional de rádio e televisão.
O ministro da Fazenda afirmou que o governo resolveu deixar para mais tarde o anúncio de como será garantida a nova moeda para que ela não perca seu poder de compra.
Ricupero pretende definir na próxima semana as regras para conversão em URV (Unidade Real de Valor) dos preços do petróleo, combustíveis e derivados.
A medida é mais um passo importante para garantir a criação do real em julho.
Ontem, o ministério autorizou o uso da URV em papéis do mercado financeiro - CDIs (Certificados de Depósitos Interbancários, que são títulos utilizados pelos bancos), debêntures, bônus de subscrição e notas promissórias.
As debêntures e bônus são papéis que as empresas usam para captar dinheiro junto ao público.
Nos próximos dias deve ser autorizada a emissão de títulos públicos com base na variação da URV.
Preços
O aumento de preços em URV não pegou o governo de surpresa disse o ministro: "Nunca se disse que um determinado preço não poderia subir em URV.".
A Fipe (Fundação de Pesquisas Econômicas) constatou que os preços tiveram um aumento de 2,6% em URV em abril. No mesmo período, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geogragia e Estatística) constatou aumento de 0,62% em URV.
Ricupero admitiu que alguns setores podem estar fazendo remarcação preventiva. "Estamos procurando contato com eles para evitar que isso volte a acontecer."
Poupança
Os poupadores em caderneta de poupança poderão receber algum tipo de benefício quando for criado o real para evitar muitos saques. Mas o maior incentivo para deixar o dinheiro na poupança, segundo Ricupero, será a estabilização.
O ministro afirmou que uma boa campanha publicitária poderá esclarecer o poupador que ele não está perdendo, mas sim que terminou a "ilusão monetária" –rendimentos altos devido à inflação.
O governo também não está preocupado com o aumento de consumo. Segundo Ricupero, a indústria está com capacidade ociosa e o que pode ocorrer é um aumento localizado de consumo.
BC
O economista Francisco Lopes poderá ser o novo diretor do Banco Central responsável por cuidar do real. Ricupero disse que Pedro Malan, presidente do BC, gostaria de contar com o economista no cargo.

LEIA MAIS
sobre a URV na pág. 2-5

Texto Anterior: Mais de 22 mil pessoas dão adeus a Quintana
Próximo Texto: Campanha vai incentivar aplicação financeira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.