São Paulo, sábado, 7 de maio de 1994 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Campanha vai incentivar aplicação financeira
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA A campanha publicitária para o lançamento do real terá como principal preocupação incentivar as pessoas a deixarem seu dinheiro nas aplicações financeiras.Na campanha, a ser iniciada na segunda quinzena de maio, o governo quer evitar que a esperada queda brusca da inflação não provoque uma elevação exagerada do consumo, como aconteceu no Plano Cruzado, em 1986. Será mostrado que a aparente diminuição dos rendimentos das aplicações financeiras, devido ao fim da correção monetária, não significa perda para os aplicadores. Essa mensagem será a mais importante de uma série de cinco comerciais diferentes, para emissoras de televisão e rádio. Os bancos também também deverão fazer anúncios próprios e cartilhas para orientar os clientes sobre a nova moeda. Entre os assessores envolvidos na campanha, há o objetivo de convencer o público de que "5% ao mês em real é melhor que 50% em cruzeiros reais", em termos de poder de compra do dinheiro. Na Fazenda se avalia que a queda da inflação provocará um efeito psicológico sobre a população, acostumada a ver seu dinheiro "crescer" nas cadernetas de poupança e outras aplicações. O fenômeno é chamado "ilusão monetária". As pessoas se iludem com o crédito mensal que duplica em dois meses o dinheiro aplicado. Mas, na realidade, só foi reposta a inflação que corroeu o poder de compra. Outra preocupação da campanha é mostrar que quando for criado o real as cédulas em cruzeiros reais manterão seu valor de troca. A partir de 1º de julho, data em que deve ser introduzida a nova moeda, o cruzeiro terá valor fixo em real. Nesse caso, o maior objetivo é diminuir as filas que serão formadas nos bancos para a troca de cédulas e moedas. Quem tem conta corrente será orientado a utilizar o talão de cheques. Texto Anterior: Itamar anuncia 2ª-feira real em 1º de julho Próximo Texto: Eleições, plano e Telebrás põem Bolsas na gangorra durante o dia Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |