São Paulo, sábado, 7 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Copo descartável terá que indicar volume

DA REPORTAGEM LOCAL

Os bares, restaurantes e lanchonetes que servem bebidas em recipientes descartáveis terão que usar, a partir de amanhã, copos com marcação do conteúdo.
Válida para todo o Brasil, a medida foi estabelecida pela portaria 199/93 do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).
Os copos passam a ter um traço até o qual o recipiente deve ser enchido. A medida é válida apenas para os materiais descartáveis, não se aplicando a copos de vidro, louça ou outros materiais duráveis.
O objetivo, segundo o Inmetro, é evitar que os consumidores tomem as bebidas em quantidade inferior ao que pagaram.
"Blitz feita em estabelecimentos de São Paulo demonstra que entre 30% e 40% do conteúdo dos copos deixam de ser enchidos", diz Cyro Trigo, superintendente do Ipem (Instituto de Pesos e Medidas), órgão da Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo.
O Ipem é o órgão encarregado de verificar o cumprimento da portaria no Estado, o que deverá ser feito a partir da terça-feira.
O instituto conta com 120 fiscais para um universo de 109.388 bares, restaurantes e lanchonetes no Estado.
Os estabelecimentos infratores serão punidos com multas de até 2.400 Ufir (CR$ 1.777.512,00, em maio). Os reincidentes terão o valor das multas dobrado e os estoques de copos descartáveis irregulares serão recolhidos pelos fiscais.
Um dos recursos mais utilizados para ludibriar os consumidores, segundo o Ipem, é a colocação de gelo nos copos.
"Os comerciantes terão que esperar solicitação dos clientes para colocar o gelo", diz Cyro Trigo, da superintendência do Ipem.
Os fabricantes de copos descartáveis tiveram 180 dias, a partir da publicação da portaria no "Diário Oficial da União", em outubro de 93, para se adequarem à medida.
Esgotados os 180 dias concedidos aos fabricantes, os estabelecimentos comerciais tiveram ainda 30 dias para trocar seus estoques de copos descartáveis.
A cadeia McDonald's, com 130 lojas em todo o país, vem adequando seus copos descartáveis (consumo de 8 milhões por mês) às determinações da portaria do Inmetro desde o início de maio.
Segundo Jadir Araújo, diretor da empresa, os copos da rede comportam a quantidade prescrita de bebida, além de gelo, tradicional componente de seus refrigerantes.

Texto Anterior: Ex-secretária de Xuxa vai voltar ao trabalho
Próximo Texto: Filhos deixam mãe para última hora
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.