São Paulo, sábado, 7 de maio de 1994 |
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Fiepag gera negócios de US$ 130 milhões
KATIA MILITELLO
A feira mostra ao setor gráfico as novidades em máquinas e equipamentos nacionais e do exterior. "O setor aproveita a Feipag para se informar sobre os lançamentos. Depois analisa e faz seus pedidos", afirma Max Schrappe, presidente da Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica). Schrappe diz que as empresas gráficas ainda não se recuperaram das perdas decorrentes da recessão. Exemplifica com o faturamento anual. Segundo Schrappe, há três anos o setor gráfico movimentava US$ 6 bilhões. Em 93, esse valor caiu para US$ 5,3 bilhões. "Diminuímos 30% desde o Plano Collor", afirma o presidente da Abigraf. Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos Gráficos, Jacques Fernando Oppenheim, a feira dará um impulso nos negócios. Sua empresa, a Radial Tecnograf, fabricante de máquinas para acabamento gráfico, comercializou seis meses de produção na feira. As propostas de negócios fechadas até ontem pela Radial devem render US$ 2 milhões. A Ripasa S.A. Celulose e Papel deve encerrar a feira com US$ 2,4 milhões em vendas, estima seu diretor comercial, Walter Berani. Isso representa 10% da produção anual de uma família composta por 15 tipos de papéis. No setor de embalagem, a líder Toga aproveita a feira para fazer contatos. Para o diretor-superintendente, Sérgio Haberfeld, a Fiepag tem finalidade institucional. Haberfeld é presidente do Sindicato da Indústria de Artefatos de Papel, Papelão e Cortiça de São Paulo, que patrocinou a ida de 80 pequenas empresas à Fiepag. Elas comemoram os resultados. Rute Fernandes, coordenadora de vendas da Belplac Embalagens, diz que os contatos na feira geraram sete novos potenciais clientes. As caixas onde a Pizza Hut acondiciona suas massas para viagem saem da fábrica da Belplac. A Pizza Hut compra 200 mil caixas por mês e é responsável por 30% do faturamento da Belplac. Simultaneamente à Fiepag acontece a 2ª Alimaq - feira de máquinas para indústria de alimentação, farmacêutica e refrigeração. Evaristo Nascimento estima que os 172 expositores da Alimaq movimentem US$ 70 milhões em negócios. As duas feiras são fechadas ao público. Texto Anterior: Crescem as vendas de roupas, sapatos e jóias Próximo Texto: Utilar começa em Fortaleza Índice |
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