São Paulo, sábado, 7 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

URV chega a debênture e nota promissória

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro da Fazenda, Rubens Ricupero, autorizou ontem o uso da URV (Unidade Real de Valor) nos CDIs (Certificados de Depósitos Interbancários), debêntures, bônus de subscrição e notas promissórias.
A medida faz parte da transição para a nova moeda, o real. Nos próximos dias o governo deve autorizar a emissão de títulos públicos com base na variação da URV.
Os CDIs são títulos usados pelos bancos, quando fazem empréstimos entre si. Eles vinham usando como indexador a TR.
A estimativa do governo é que as operações de CDI em URV comecem somente na próxima semana. Hoje, os bancos já estão captando em URV através dos CDBs (Certificados de Depósitos Bancários), mas num saldo pequeno.
As debêntures, notas promissórias e bônus de subscrição são títulos do mercado de capitais e funcionam como fonte de captação de dinheiro junto ao público para as empresas de sociedade anônima.
O uso da URV nestes títulos foi autorizado através de duas resoluções "ad referendum" do CMN (Conselho Monetário Nacional), onde elas ainda deverão ser aprovadas.
As medidas fazem parte da nova lógica de atuação do governo, de apressar a transição dos preços de cruzeiros reais para reais.
O governo espera que, apressando a transição dos preços, a inflação residual na nova moeda seja mais baixa. Hoje, o mercado estima a inflação no primeiro mês do real entre 2,5% e 5%.
O governo espera com a medida ampliar o uso da URV nos mercados financeiro e de capitais.
Ela permite que as empresas "casem" seus preços com os instrumentos de financiamento para o seu ciclo de produção. O indexador passa a ser o mesmo: a URV.
Além disso, os recursos captados pelos bancos em CDBs corrigidas pela URV, agora podem ser repassados no mesmo indexador –o que facilita a formação da taxa de juros.
Após a criação de títulos públicos com base na URV, os bancos poderão criar fundos de renda fixa e de commodities baseados na URV. O governo já autorizou criação de fundo de investimento de curto prazo em URV, uma espécie de fundão em URV.

Texto Anterior: Unibanco vai dividir o controle do Center Shop
Próximo Texto: Bolsa de NY recua com alta dos juros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.