São Paulo, sábado, 7 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Senna faz audiência de TVs crescer em SP

ANNETTE SCHWARTSMAN
DA REPORTAGEM LOCAL

Morte faz audiência de TVs crescer em SP
Crescimento beneficia sobretudo "Fantástico", "Jornal Nacional" e coberturas ao vivo realizadas pela Globo
A morte de Ayrton Senna teve impacto imediato na audiência da TV. Pouco depois do anúncio, 46% das televisões de São Paulo estavam ligadas –cerca de 1,8 milhões.
No mesmo horário do domingo anterior, havia 1,4 milhões de TVs ligadas. A Globo foi a emissora mais beneficiada pelo aumento da audiência gerado pela notícia.
No dia 1º, "Domingão do Faustão" trocou os jogos usuais por referências incessantes ao piloto. Teve média de 33 pontos de Ibope, contra 25 no domingo anterior.
Pouco atento à cobertura –que se limitou a "flashes", no domingo–, o SBT perdeu feio.
O "Programa Silvio Santos", que no dia 24 teve 25 pontos de audiência no horário em que a Globo exibia o "Faustão", caiu no dia 1º para 17.
A morte de Senna deu ao "Fantástico" do dia 1º, dedicado ao assunto, média de 51 pontos de audiência em São Paulo.
O programa vinha mantendo, há pelo menos um ano, médias em torno de 34 pontos.
O programa "Topa Tudo por Dinheiro", que alcança médias de 25 pontos, teve 14 no dia 1º.
O crescimento do "Fantástico" foi tão evidente que a emissora deixou de apresentar reportagens que chegou a anunciar na abertura para abrir espaço para o acidente.
Os telejornais da Globo também foram beneficiados. O "Jornal Nacional" de segunda teve média de 56 pontos, contra 48 da segunda anterior. Terça-feira, chegou a 56 pontos; quarta, a 58; quinta, a 57.
A primeira edição do "SP Já" do dia 2 atingiu a média de 32 pontos, contra 23 da segunda anterior; o telejornal "Hoje" teve 35 pontos de média –contra 22 obtidos no dia 25 de abril.
A partir de segunda-feira, o aumento de audiência passou a beneficiar também outras emissoras.
A primeira edição do "Aqui Agora", do SBT, teve média de 10 pontos no dia 2, contra sete do dia 25 de abril. O "TJ Brasil", que no último dia 25 teve média de 11 pontos, subiu para 13 no dia 2.
O único telejornal do SBT que perdeu telespectadores em relação à semana anterior foi o "Aqui Agora - 2ª edição" –15 pontos no dia 25 e 14 no dia 2. O telejornal fica no ar entre 19h45 e 20h40. Enfrenta o "Jornal Nacional".
No dia da chegada do corpo de Senna ao Brasil, quarta-feira, a Manchete dobrou de audiência –de dois pontos para quatro.
As coberturas da Globo da chegada do corpo de Senna a São Paulo (quarta-feira, entre 5h46 e 11h11) e do enterro do piloto (quinta-feira, de 8h às 12h36) massacraram a concorrência.
A primeira teve média de 38 pontos, contra quatro do SBT, no horário; a segunda, de 44, contra seis do concorrente.

Texto Anterior: TV reprisa entrevistas
Próximo Texto: Richard Gere e Crawford afirmam que são heterossexuais em anúncio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.