São Paulo, sábado, 7 de maio de 1994
Texto Anterior | Índice

Museu mostra originais de von Martius

DA REPORTAGEM LOCAL

Título: Von Martius - Percurso de um Olhar Errante no Brasil do Século 19
Onde: Pinacoteca do Estado (av. Tiradentes, 141, tel. 011/227-6329, Luz, região central)
Quando: abertura hoje com recital de músicas do período, às 16h, e palestra de Waldyr Endsfeldz sobre orquídeas, às 17h; até 5 de junho
Entrada: franca

A Pinacoteca comemora a partir de hoje o bicentenário do naturalista alemão Carl Friedrich Philipp von Martius (1794-1868), que esteve no Brasil entre 1817 e 1820.
A primeira parte da exposição reúne litografias originais, documentos e desenhos feitos por von Martius e objetos indígenas, mapas e livros relativos ao assunto.
A segunda parte traz duas "instalações vivas", segundo a expressão usada pelo museu.
Um ambiente foi ocupado por cem espécies de orquídeas e o outro, por um lote de palmeiras –duas plantas estudadas pelo alemão durante sua expedição.
Von Martius, além de botânico, que veio coletar e classificar exemplares da flora brasileira, era desenhista, escritor e músico.
Seu livro "Viagem pelo Brasil", de que há edições em alemão e português em exposição na Pinacoteca, é um clássico. Sua obra máxima é "Historia Naturalis Palmarum", em 40 volumes. O museu mostra o primeiro.
A exposição traz também os dois volumes de "Historia Naturalis Palmarum", seu tratado sobre as palmeiras. Os que estão na exposição pertenceram a d. Maria Luiza Bonaparte, irmã de D. Leopoldina, mulher de D. Pedro 1º.
Von Martius foi o principal cientista europeu a estudar a natureza brasileira no século 19.
Seu fascínio por ela se refletiu não só em seu esforço de catalogação, mas também nas litografias em que retratou habitantes e paisagens de diversas regiões.

Texto Anterior: Filme combate preconceito contra as vítimas da Síndrome de Down
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.