São Paulo, sábado, 7 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filme combate preconceito contra as vítimas da Síndrome de Down

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

Documentário: A Educação de Peter (Educating Peter)
Produção: EUA, 1993, 30 min.
Direção: Thomas G. Goodwin e Gerardine Wurzburg
Canal: Bandeirantes, 21h45

"A Educação de Peter" descreve o ano escolar de um menino, vítima de Síndrome de Down, essa deficiência mental inata também conhecida como mongolismo.
Se se quiser, estamos em pleno quadro da "correção política" e talvez isso justifique o Oscar de melhor documentário (curta-metragem) ganho pelo filme.
Talvez se possa ver as coisas por outro ângulo, como pretendem os realizadores Thomas Goodwin e Gerardine Wurzburg. Os deficientes mentais são normalmente confinados em instituições especializadas. Mas isso não seria apenas uma maneira encontrada pela sociedade de excluir seres "diferentes"?
"A Educação de Peter", garoto aceito como aluno de uma escola para crianças "normais", tenta demonstrar essa hipótese. Ao longo de um ano escolar, sua evolução pessoal, intelectual e mesmo o relacionamento com os outros alunos passa por progressos sensíveis.
O documentário desenvolve idéias próximas às que o filósofo francês Michel Foucault (morto em 1984) introduziu em relação ao confinamento dos doentes mentais em asilos, num trabalho hoje clássico.
Tem o mérito subsidiário de evitar o sentimentalismo no tratamento de um tema espinhoso. As imagens são claras, diretas, entrecortadas apenas por depoimentos da professora e dos colegas.
O que impede uma completa adesão ao documentário é um detalhe: como se daria a relação entre uma criança portadora de Síndrome de Down e outras não, caso a câmera não estivesse presente?
Conhece-se, em todo caso, a crueldade infantil e sua capacidade de exclusão, praticada em relação a diferenças muito menos evidentes.
Esse sentimento não tira a importância da questão levantada: a de que a discriminação contra as crianças portadoras de Síndrome de Down possa ser, antes de tudo, um preconceito entre outros, e deva ser tratado como tal.

Texto Anterior: Lula trata do Pay Day nos Estados Unidos!
Próximo Texto: Museu mostra originais de von Martius
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.