São Paulo, sábado, 7 de maio de 1994
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CDs nacionais surpreendem consumidor

ALCEU TOLEDO JÚNIOR
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Apesar de a indústria fonográfica ainda manter o público desatualizado em relação a muitos lançamentos no exterior, o consumidor brasileiro tem hoje produtos diferentes dos originais.
O fato é que alguns CDs lançados no Brasil possuem faixas a mais ou a menos em comparação aos importados.
São os casos dos CDs "Chaos AD" e "Arise", ambos do Sepultura lançados pela Roadrunner, que têm respectivamente as faixas bônus "Polícia" e "Orgasmatron", disponíveis apenas no Brasil.
Exemplos contrários podem ser verificados em CDs como "Kiss This", do grupo punk inglês Sex Pistols.
CD duplo no exterior, contendo uma coletânea e um disco ao vivo, saiu no Brasil pela EMI-Odeon apenas com a coletânea.
Às vezes as gravadoras usam um lançamento para incluir material inédito na discografia brasileira de certas bandas.
Isso ocorreu com o lançamento feito pela Roadrunner do primeiro álbum do Slayer –"Show No Mercy"– que no Brasil saiu com quatro faixas do EP (formato entre o compacto simples e LP) "Hauting The Chapel".
"Esse tipo de promoção agrada aos colecionadores. Eles ficam felizes porque, no caso do Slayer por exemplo, é muito difícil encontrar o `Hauting The Chapel' por aqui", diz Renato Martins, proprietário da loja Rocket Discos, nas Grandes Galerias (centro de São Paulo).
Segundo o lojista Ednei Santos, da Rockmania (também no centro), a contrapartida se dá quando o consumidor descobre que um lançamento nacional descarta alguma faixa do importado.
"Tem gente que prefere comprar o CD importado `Dehumanizer', do Black Sabbath, porque a faixa `Time Machine Part II' ficou de fora do nacional", conta.

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