São Paulo, sábado, 7 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia palestina chega amanhã à faixa de Gaza e segunda a Jericó

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Polícia palestina chega amanhã à faixa de Gaza e segunda a Jericó
O presidente da OLP, Iasser Arafat, ordenou ontem que os policiais palestinos iniciem seu deslocamento para as áreas autônomas de Gaza e Jericó (Cisjordânia).
O general Ziad al Atrach, membro palestino do conselho de administração de Gaza, disse que amanhã mil soldados chegarão à faixa de Gaza. Al Atrach foi comandante do Exército de Libertação da Palestina na Argélia.
Os primeiros policiais palestinos na cidade de Jericó chegarão na segunda-feira.
Conforme o acordo de paz assinado entre Arafat e o primeiro-ministro de Israel, Yitzhak Rabin, 9.000 soldados palestinos ficarão estacionados em Gaza e Jericó.
O embaixador Palestino no Cairo, Zoudhi al Kidrah, disse que os primeiros policiais deixarão sua base nos arredores do Cairo às 7h de sábado (1h em Brasília).
O principal contingente da polícia palestina está estacionado no Iêmen e incapaz de deixar o país por causa dos combates e do fechamento do aeroporto local.
Al Kidrah negou que Arafat tenha pedido aos israelenses para adiar a retirada de seus soldados. Quarta-feira, Rabin disse que a OLP pedira o adiamento da retirada israelense.
O primeiro grupo de policiais palestinos uniformizados deveria ter entrado nas áreas autônomas 24 horas depois da assinatura do acordo na quarta-feira.
A faixa de Gaza e a Cisjordânia foram conquistadas por Israel na Guerra dos Seis dias (1967). O acordo Gaza-Jericó Primeiro é o embrião para a formação de um Estado palestino nos territórios ocupados por Israel.

Texto Anterior: Sul-iemenitas disparam mais seis mísseis Scud contra capital do país
Próximo Texto: Brasil pode mandar tropas a Moçambique
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.