São Paulo, sábado, 7 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil pode mandar tropas a Moçambique

JAIR RATTNER
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE LISBOA

O Brasil pode enviar tropas para Moçambique. O chanceler Celso Amorim reafirmou quarta-feira ao secretário-geral da ONU, Butros-Butros Gali, o interesse do país em enviar um batalhão motorizado para participar do processo de paz até a realização das eleições.
"O secretário-geral fez um pedido de tropas para Moçambique. O Brasil atendeu e o envio de tropas já foi aprovado pelo Congresso Nacional, como exige a Constituição brasileira", afirmou ontem o ministro, numa coletiva realizada em Lisboa, a caminho da África do Sul, onde vai assistir à posse de Nelson Mandela.
Foi a falta de dinheiro da ONU que fez com que os soldados brasileiros não embarcassem. "Mais recentemente houve mudanças no planejamento financeiro das Nações Unidas e passou a haver dúvidas se seria necessário o envio do batalhão", explicou.
Na quarta-feira o ministro também ofereceu tropas para participarem do processo de paz em Angola, desde que haja acordo para pôr fim à guerra civil.

Texto Anterior: Polícia palestina chega amanhã à faixa de Gaza e segunda a Jericó
Próximo Texto: Usina nuclear russa sofre um incêndio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.