São Paulo, sábado, 7 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministro japonês retira o que disse da guerra; Hata promete maior abertura à Europa; O NÚMERO; Berlusconi anuncia gabinete na segunda; Ieltsin põe adversário em seu governo; Morre o rabino-chefe da Romênia, aos 81

Ministro japonês retira o que disse da guerra
O ministro da Justiça japonês, Shigeto Nagano (foto), se retratou ontem de suas declarações de que o Japão não foi uma nação agressora na 2ª Guerra e de que o massacre de Nanquim não ocorreu. Historiadores chineses dizem que 300 mi pessoas foram mortas na invasão japonesa de Nanquim em 1937. Nagano havia dito a um jornal que o massacre era "uma invencionice".

Hata promete maior abertura à Europa
O primeiro-ministro do Japão, Tsutomu Hata, prometeu maior abertura do mercado japonês e o fortalecimento das relações com os países da União Européia.

O NÚMERO
20...gramas de maconha, ou 5 de hachiche ou 1 de cocaína podem ser portadas por cidadãos colombianos, segundo decisão da Corte Constitucinal da Colômbia. O presidente César Gaviria disse que acata mas não concorda com a decisão de "descriminalizar o consumo de drogas".

Berlusconi anuncia gabinete na segunda
O magnata da TV da Itália Silvio Berlusconi disse que anunciará seu gabinete de governo na segunda-feira. Berlusconi, líder da coalizão de direita que venceu as eleições italianas, enfrentou dificuldades com seus aliados –a federalista Liga Norte e a neofascista Aliança Nacional. O anúncio indica que foi resolvida a crise com a Liga Norte, que exigia o Ministério do Interior.

Ieltsin põe adversário em seu governo
O presidente russo Boris Ieltsin nomeou o deputado Nicolai Travkin ministro. Travkin, líder do Partido Democrata, é um duro crítico da política econômica do governo. Sua nomeação para um ministério ainda não divulgado, visa ampliar a base de apoio a Ieltsin no Parlamento.

Morre o rabino-chefe da Romênia, aos 81
Morreu ontem em Bucareste o rabino-chefe da Romênia, Moisés Rosen, aos 81 anos. Rosen, que chefiou a comunidade judaica romena por quase meio século, ajudou centenas de milhares de judeus a deixar a Romênia quando o país vivia sob a ditadura do líder comunista Nicolae Ceausescu, deposto em 89.

Texto Anterior: Whitewater custa por mês US$ 300 mil
Próximo Texto: Derrota francesa no Vietnã faz 40 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.