São Paulo, domingo, 8 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O QUE É O PC DO B

Nome: Partido Comunista do Brasil
Fundação: 1922
Presidente nacional: João Amazonas
Número de filiados: 185 mil
Governadores: 0
Deputados federais: 6
Deputados estaduais: 11, em dez estados
Prefeitos: 0
Vereadores: 61

Principais posições e pontos programáticos
Capitalismo
"A crise estrutural que atinge o Brasil, embora com características próprias, não é fenômeno apenas brasileiro. Faz parte da crise mundial do capitalismo imperialismo, parasitário e em decomposição".
Operários
"Decorrência da crise estrutural do capitalismo, a classe operária se torna sempre mais explorada e oprimida".
Socialismo
"O futuro grandioso de todos os povos está ligado à substituição do sistema capitalista pelo socialismo científico".
"O socialismo científico se caracteriza pela abolição do sistema de propriedade privada e pelo estabelecimento da propriedade social dos meios de produção".
Capitalismo brasileiro
"O desenvolvimento capitalista adotado pelo Brasil é essencialmente dependente e deformado. Assenta-se numa estrutura atrasada que tem por base o monopólio da terra e a subordinação aos interesses do capital monopolista, em especial o dos EUA".
O PC do B
"O Partido Comunista do Brasil, vanguarda da classe operária, fiel representante dos interesses do povo trabalhador e da nação, constitui a força dirigente da luta pela implantação e construçao do socialismo".
Parlamento
"...o Parlamento, tal como existe presentemente, seja uma instituição burguesa elitista e conservadora, constitui uma importante tribuna de luta política..."
Poder
"A questão essencial para atigir a República de trabalhadores é a onquista do poder político pelo proletariado e seus aliados –o campesinato, as massas populares urbanas, as camadas médfias e a intelectualidade progressista, sob a liderança do Partido Comunista".
" ... (essa República) é um Estado de cunho democrático, mas não liberal... Estado de direito que manterá a legalidade socialista... a base da organização estatal será constituída por assembléias populares, livremente eleitas... os juízes (serão) eleitos pelo povo... as bases mais numerosas (das Forças Armadas) são os Comitês Populares de Defesa Civil".

Texto Anterior: Carvalho fará caravanas
Próximo Texto: Aliado do PT não acha democracia fundamental
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.