São Paulo, domingo, 8 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Bruxa está solta no país', dizem místicos

DANIEL CASTRO
DA REPORTAGEM LOCAL

As mortes do piloto Ayrton Senna e do jogador Dener e o sequestro do pai de Romário foram só o começo. Segundo os místicos, mais desgraças vão atingir os brasileiros ainda neste ano.
Os supersticiosos que se preparem: a próxima sexta-feira, dia 13, deve deixar "lembranças trágicas", prevêem as bolas de cristal em plantão.
"A bruxa está solta no Brasil", afirma Matias Diego, 59, presidente de um grupo batizado de Associação Brasileira de Ciências Místicas.
O espanhol Diego, que se autodenomina numerólogo, tarólogo e quirólogo, sentencia: "Esta sexta-feira 13 vai ser a pior dos últimos 30 anos. Pode ter certeza."
A "tese" de Diego é a seguinte: a crise econômica e os escândalos envolvendo política e corrupção desequilibraram o "campo energético" do país.
Esse desequilíbrio teria criado um "movimento energético negativo", que influencia as pessoas. "O Brasil virou um ponto micado no universo cósmico", diz.
Saltando para o vocabulário psicanalítico, Diego diagnostica: a morte de Senna criou um "trauma coletivo". "As pessoas estão pensando no pior e isso atrai coisas ruins", adverte.
O pai-de-santo Cassio Lopes Ribeiro, 28, presidente da Federação de Umbanda e Cultos Afros-Brasileiros, concorda parcialmente com a "teoria" de Diego.
"Sexta-feira vai estar carregada de energia negativa porque as pessoas já estão com o inconsciente temeroso, devido à morte de Senna", afirma.
Ribeiro diz que é cético quanto aos "poderes malignos" da sexta-feira. Mas hesita: "Até nós do candomblé, que não acreditamos nessa mística, tomamos um passe para prevenir nesse dia", diz.
Nelson Valente, 49, místico da Ordem Rosa Cruz, é mais drástico em suas previsões: "Dois políticos famosos vão morrer sexta-feira."
Valente, que no início deste ano previu um "acidente grave" com Ayrton Senna, não adianta quem serão os azarados. "Será surpresa geral da nação, mas não haverá comoção. Talvez só gozação", disse.
O mito da sexta-feira 13, no entanto, não é unanimidade nem entre os místicos. "No mês de maio vai acontecer muita coisa ruim, mas não no dia 13", afirma a vidente Aldaiza Camargo Baciega.
Ainda na turma dos contra, o "paranormal" Vitor Orlandi, 65, afirma que "sexta-feira 13 é uma lenda". Orlandi mistura termos pseudocientíficos para explicar seus métodos: "Sou radiestesista, meço as radiações energéticas usando um pêndulo".
"O pensamento negativo é que cria energias negativas", afirma.

Texto Anterior: Instituições orientam os pais
Próximo Texto: Origem da crença está ligada ao tarô
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.