São Paulo, domingo, 8 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leia a carta de protesto da Folha ao Comitê

Prezado Sr.
Alan I. Rothenberg
Recebi sua resposta a respeito da manifestação de protesto que enviamos em 18 de abril contra as exigências impostas ao credenciamento de jornalistas para a cobertura da Copa do Mundo de futebol. Apesar de suas explicações, reitero aqui os termos do protesto anterior.
Condicionar o credenciamento à aceitação, por parte dos jornalistas, de investigações sobre sua vida passada a serem realizadas por autoridades policiais norte-americanas constitui medida abusiva, que inverte o princípio de que todos são inocentes até prova em contrário.
Discordo especialmente de sua resposta quando ela define o credenciamento como um privilégio, não como um direito. Ao contrário, penso que se trata de um direito, e não dos jornalistas, mas do público consumidor de informações, de ter acesso assegurado às notícias.
É em nome desse mesmo direito que a Folha de S.Paulo se vê obrigada a submeter-se às condições impostas, embora considerando-as arbitrárias e descabidas.
O fato de que os repórteres deste jornal deverão atuar na cobertura da Copa do Mundo sob protesto, constrangidos por ameaça a seus direitos individuais, naturalmente está sendo levado ao conhecimento dos leitores da Folha de S.Paulo, o que em nada contribui para a melhoria da imagem do evento e de seu próprio país no Brasil.
Atenciosamente,
Otavio Frias Filho
Diretor de Redação

Texto Anterior: Leia a íntegra da carta de Alan Rothenberg
Próximo Texto: Reprovação a Parreira aumenta 50%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.